ASSUMA O CONTROLE, SEJA EGOÍSTA COM SUA CARREIRA.
Não é segredo que o mundo corporativo pode ser hostil e competitivo.
Por vezes, ficamos sabendo de conhecidos que por trabalharem em excesso, liderados por chefes ruins, apáticos com tarefas com as quais não se identificam e, ainda, estressados por não terem mais tempo para a família ou amigos, chegam à exaustão e ao burnout.
Muitas vezes, a causa dessa infelicidade está ligada ao modo como conduzimos – ou deixamos de conduzir – nossa carreira, e é por isso que precisamos assumir o protagonismo da nossa vida profissional.
Buscando solucionar esse problema e guiar o leitor nesta jornada, Luciano Santos propõe que pensemos em nós mesmos em primeiro lugar.
Em Seja egoísta com sua carreira, você perceberá que tomar essa atitude significa priorizar as suas necessidades, seus anseios e tudo que o faz feliz!
Assumir o controle da sua vida profissional é um passo para uma jornada desafiadora e, por vezes, desconfortável, mas, certamente, os resultados serão tão surpreendentes quanto as perspectivas que se abrirão para você.
Ouça o resumo completo desse livro no player acima e tenha bons aprendizados!
Você também pode escutar o ResumoCast no Spotify, Apple Podcasts, YouTube ou em qualquer agregador de podcasts da sua preferência.
Sobre o livro Seja egoísta com sua carreira
O livro Seja Egoísta com sua carreira foi publicado em 2022.
O autor é Luciano Santos, diretor de vendas no Facebook, mentor de carreiras e produtor de conteúdo voltado para educação corporativa.
Nesse livro você irá:
- Aprender a gerenciar a sua carreira;
- Construir um plano B valorizando a importância de tê-lo em sua trajetória;
- Colocar em prática os três pilares da empregabilidade: currículo, narrativa e networking;
- Assumir sua pluralidade, permitindo-se atuar em outras áreas de que gosta;
- Gerenciar seu líder (isso mesmo!);
- Declarar suas intenções para mudar o rumo da sua carreira.
Ideia central
O nome do livro — Seja egoísta com sua carreira — já é, em si, um pouco polêmico.
Mas a ideia é abordar o sentido positivo do egoísmo, que é pensar sobre você e sua própria carreira de um jeito mais autêntico.
Precisamos cuidar seriamente da nossa vida corporativa, cuidar da nossa carreira.
Muitas vezes, as pessoas pesam um monte de coisas, menos elas mesmas.
Consideram a opinião dos pais, de um chefe, dos amigos etc., mas esquecem de pensar em si próprio.
A ideia central desse livro é ensinar como contornar isso.
O convite para a salinha do RH
Todos nós podemos, amanhã ou depois, receber aquele convite para a salinha do RH e encerrar a nossa história na empresa em que trabalhamos.
Quando entendermos que cinco anos dedicados a uma empresa e uma demissão em cinco minutos podem acontecer no mesmo lugar, independentemente do que façamos, começaremos a nos dar conta de que o que importa é nossa carreira, e não nosso cargo.
Esse insight é libertador.
Precisamos estar preparados para essa situação.
Mas como?
Mesmo com a energia voltada para nosso emprego atual e para outras tarefas do dia a dia, é preciso achar tempo para imaginar o que, às vezes, parece inimaginável:
O que eu faria se fosse mandado embora amanhã?
Se você acabou de fazer essa pergunta em sua cabeça e a resposta foi “não sei”, é hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar.
Você precisa ter um plano B, e aqui vão algumas dicas:
1- Invista em educação
Deixe o seu inglês afiado mesmo que não o utilize no trabalho; faça uma pós-graduação, algum curso de interesse – que não precisa, necessariamente, ser na área em que você atua – ou até mesmo uma segunda graduação.
Quanto mais bem preparado (e educado) você estiver, maiores serão suas chances de se recolocar rapidamente no mercado, na sua área ou em outra.
É muito fácil a vida nos levar para uma situação em que paramos de estudar, aprender e fazer coisas diferentes; é preciso se sacudir de tempos em tempos para se lembrar da importância de transformar o aprendizado em algo presente durante toda a vida.
2- Tenha projetos pessoais
Lembra-se daquela vontade de empreender que sentiu lá no passado?
Seja virar consultor, mentor, seja abrir uma papelaria ou qualquer outro empreendimento.
Do que você precisaria para tirar sua ideia do papel se estivesse disponível amanhã?
Ter o projeto pensado, desenhado, calculado e com os primeiros passos ensaiados em sua cabeça pode ajudá-lo a mergulhar nele mais facilmente quando precisar.
3- Cultive um hobby
A gente nunca sabe se ele pode se tornar um negócio no futuro.
Você gosta de marcenaria? De escrever? De ensinar?
Pense em como isso poderia, um dia, se tornar sua profissão e o que seria preciso para fazer disso uma realidade.
4- Fortaleça seu networking
Somos criaturas sociais e cooperativas, e isso também se aplica para o mundo profissional.
Adicione os colegas de trabalho, clientes, parceiros e outros profissionais com os quais você interage no dia a dia à sua lista de contatos.
Não adoeça por um trabalho
“Tem um monte de gente querendo convencer você de que, por haver milhões de pessoas desempregadas, você precisa estar infeliz em um emprego ruim”.
Não precisa, não, viu?
Histórias de chefes assediadores, pressão, falta de perspectiva, falta de crescimento, colegas difíceis, brigas e todo tipo de horror que você pode imaginar estão, provavelmente, acontecendo neste exato momento em diversos lugares.
Uma pesquisa feita em 2019 por uma consultoria especializada em cultura organizacional de empresas em parceria com o sociólogo Ruy Braga, professor da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic), mostrou que, para 78% das pessoas entrevistadas, o trabalho ou a falta dele são causa de doença e sofrimento.
Ser egoísta com sua carreira, lembrar que seu crachá é apenas emprestado, conhecer-se como profissional e muitos outros pontos que discutimos neste capítulo e em outras partes do livro podem ajudá-lo a sair dessas situações difíceis e não adoecer, literalmente.
Sempre que tiver opção, NÃO fique em um lugar que o fará doente.
Não aceite ter um chefe agressor.
Não aceite estar em um lugar que desvaloriza você e destrói sua saúde.
Se não tiver opção – e mais uma vez declaro que tenho consciência de que muitas pessoas são dependentes financeiramente de seus empregos –, comece a construir sua saída desse lugar aos poucos.
Ative seu plano B, seu networking, seus amigos e tudo que estiver ao seu alcance para sair desse ambiente tóxico o mais rápido possível.
Faça com que sua vontade de mudança seja maior do que as forças que querem colocá-lo para baixo e fazê-lo adoecer.
Por mais batida e repetitiva que seja a frase a seguir, ela está absolutamente correta:
“Nenhum CNPJ vale um AVC”.
Nenhum.
Os três pilares da empregabilidade
Currículo, narrativa e networking: esses são os três pilares da empregabilidade sobre os quais precisamos refletir e nos quais precisamos trabalhar para sempre estarmos preparados para as oportunidades que surgirão.
Currículo
Quando falamos em currículo, a primeira coisa que nos vem à mente é aquele arquivo guardado em alguma pasta do computador pessoal que, de tempos em tempos, atualizamos para refletir nossas experiências mais recentes.
Além do seu velho e bom arquivo de texto, há também uma nova (ou não) tendência: o uso do seu perfil no LinkedIn como currículo.
Muitas empresas já dão a opção de candidatura a vagas, apenas com seu perfil na ferramenta, sem a necessidade de enviar qualquer outro arquivo.
Narrativa
A capacidade de contar sua história em uma narrativa coesa é a ferramenta mais poderosa para ter um bom resultado em um processo seletivo, e a parte mais legal é que, quanto mais você pratica, melhor ela fica.
Pequenos ajustes na sua narrativa podem ser a diferença entre ter ou não sucesso em uma entrevista.
Networking
Networking é uma das ferramentas mais poderosas que todo profissional deve construir com muita atenção.
Ele vai abrir múltiplas portas no decorrer da sua carreira, seja para conhecer pessoas da sua área, seja para aprender, ensinar, resolver problemas e, principalmente, ter acesso a oportunidades de maneira mais abundante.
Muitos profissionais se recolocam rapidamente por meio apenas de sua rede de contatos, e há empresas que até pagam para seus funcionários indicarem pessoas que já conhecem e que poderiam fazer parte da empresa.
Isso mesmo, PAGAM para receber indicações.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Right Management apontou que 70% das contratações acontecem por indicação de outros profissionais que já estão no mercado de trabalho.
Por isso é de extrema importância entender como o networking funciona, construir e cuidar da sua rede.
Para cada gota de medo, um oceano de coragem
O autor Luciano Santos escreveu um capítulo inteiro dedicado ao tema coragem, e com essa palavras ele nos ensina a virtude que pode acelerar a sua carreira e a sua vida.
Nas palavras do autor:
Eu tive muita, mas muita coragem de fazer quase tudo o que proponho neste livro.
Eu tive coragem de não aceitar que o local de onde vim e onde cresci determinasse minhas opções.
Eu tive coragem de investir a maior parte do pouco que ganhava no começo da carreira na minha educação.
Eu tive coragem – e muita humildade – de aprender com as pessoas que vieram antes de mim.
Eu tive coragem de não deixar os outros decidirem o que eu deveria fazer e para onde deveria ir, mesmo quando falavam com a melhor das intenções.
Eu tive coragem de mudar e de não ficar em lugares que não me faziam aprender e crescer, mesmo com medo do incerto e da falta de dinheiro.
Eu tive coragem de declarar minhas intenções para todos que estavam à minha volta o tempo todo e até hoje.
Eu tive coragem de ser egoísta com minha carreira, mesmo o mundo me falando que era errado fazer isso.
E eu tive coragem, mas muita coragem, de ir para um mundo que parecia não ter sido feito para mim.
E fiz desse mundo minha casa.
Eu tive muitas gotas de medo, uma para cada passo que dei.
Contudo, consegui achar, dentro de mim, um oceano de coragem, e ele se tornou minha maior fortaleza.
Essa coragem não é só minha, ela mora dentro de todos nós.
Para Quem é Esse livro?
O livro “Seja Egoísta com sua carreira” é para todo mundo.
Serve para o estagiário, para o gerente etc.
Todos nós temos uma carreira e todos nós temos algumas dúvidas sobre como a gente consegue gerenciar a nossa própria carreira.
Frase de camiseta
“Não seja o seu próprio NÃO”.
Esse resumo substitui a leitura do livro “Seja Egoísta com sua carreira”?
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Seja Egoísta com Sua carreira” na íntegra.
Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!
É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.
Somos associados da Amazon, e quando você faz a compra através do nosso link (clique na capa do livro acima), a gente recebe uma pequena porcentagem da venda.
Assim, você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos gratuitos de qualidade e “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”.
E tem mais:
Além de respeitar as leis sobre os direitos autorais — tanto da editora como do autor —, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet.
Faça parte da nossa comunidade no discord
Agora, o ResumoCast tem uma nova plataforma para se aproximar ainda mais de toda a nossa comunidade.
Essa nova plataforma é no Discord, uma ferramenta excelente para envolvermos todo mundo que acompanha a gente, trocarmos muito conhecimento sobre livros e, claro, fazermos networking.
Nessa comunidade teremos áreas abertas para todos os ouvintes ficarem por dentro de todos os conteúdos, e também áreas exclusivas para os nossos apoiadores e participantes do Clube do Livro.
Clique aqui para conhecer!