Como criar o seu negócio do zero: O jeito Moving Girls de empreender
O quanto você já se permitiu sonhar com o negócio próprio?
Para muitas mulheres, ser uma empresária de sucesso parece um sonho inalcançável.
Mas não precisa – nem deve – ser assim.
Você merece que o sucesso seja uma possibilidade real.
Para alcançá-lo, vai precisar de um plano, ou, como diz Camila Vidal, vai ter que sentar na frente do computador e organizar os passos para atingir os seus objetivos.
Mas por onde começar?
Como fazer acontecer?
No livro “Como criar o seu negócio do zero“, Camila Vidal, fundadora da comunidade e plataforma digital Moving Girls, conta suas experiências com o empreendedorismo e detalha os altos e baixos que a mulher pode viver no mundo dos negócios.
Ela também compartilha dicas para que outras empresárias possam trilhar essa caminhada de forma mais assertiva, além de detalhar o método que fez da Moving Girls uma referência no mundo do empreendedorismo feminino.
Ouça o resumo completo desse livro no player acima e tenha bons aprendizados!
Você também pode escutar o ResumoCast no Spotify, Apple Podcasts, YouTube ou em qualquer agregador de podcasts da sua preferência.
Sobre o livro Como criar o seu negócio do zero
O livro “Como criar o seu negócio do zero” foi publicado em 2021, pela editora Harper Collins.
A autora é Camila Vidal, fundadora da comunidade e plataforma Moving Girls.
Nesta obra você vai aprender que para muitas mulheres, ser uma empresária de sucesso parece um sonho inalcançável.
Mas não precisa – nem deve – ser assim.
Para alcançá-lo, vai precisar de um plano, ou, como diz Camila Vidal, vai ter que sentar na frente do computador e organizar os passos para atingir os seus objetivos.
Ideia Central
A ideia central do livro “Como criar o seu negócio do zero” é compartilhar conceitos, técnicas e muitas das experiências da autora em construir um negócio próprio.
Ela compartilha muitos conceitos que a fizeram alcançar o sucesso e de poder realizar os meus objetivos através do empreendedorismo, porque Camila acredita que uma mulher que deseja realizar todos os seus objetivos, precisa ter o seu próprio negócio.
O Círculo dourado
O Círculo Dourado é um gráfico em forma de alvo que tem como objetivo organizar uma empresa em “O quê – Como – Porque”.
Esse conceito se popularizou com Simon Sinek, autor do livro “Começe pelo porquê“, que já foi resumido aqui no ResumoCast.
Na parte externa do círculo está:
O QUE: toda companhia e toda organização do planeta sabe o que faz.
Não importa se é grande ou pequena, nem o campo de atividade.
Todo mundo é facilmente capaz de descrever os produtos ou serviços que sua companhia vende – o quê é fácil de identificar.
Adentrando mais no segundo círculo, passamos para :
COMO: algumas companhias e algumas pessoas sabem como elas fazem o que fazem.
Quer você os chame de “proposta de valor diferenciada”, “processo patenteado” ou “proposição exclusiva de venda”, os “comos” são apresentados com frequência para explicar o modo pelo qual alguma coisa é diferente ou melhor.
Não tão óbvio quanto o quê, muitos acham que esses são os fatores diferenciadores ou motivadores em uma decisão.
E finalmente, na núcleo do círculo dourado está o…
POR QUE: pouquíssimas pessoas ou companhias conseguem articular com clareza por que fazem o que fazem.
Quando falo do porquê, não estou me referindo a ganhar dinheiro – isso é uma consequência.
Com o porquê, refiro-me a qual é seu propósito, sua causa ou sua crença.
Por que sua companhia existe?
Por que você sai da cama toda manhã?
E por que alguém deveria se importar?
Como começar um movimento?
Saiba que você pode, sim, dar início ao seu projeto de dominação mundial e para isso é necessário aprender como construir a sua comunidade.
A autora passou muito tempo estudando sobre o assunto, e explica como executar na prática.
Começar uma comunidade é começar um movimento.
É ter visão a longo prazo.
É estar preparada para nutrir, servir, ajudar e compartilhar.
Você pode começar a sua respondendo a algumas perguntas, de acordo com o tipo de comunidade que queira criar.
Agora reflita sobre essas perguntas:
1 Eu quero mesmo criar uma comunidade, ajudar e servir pessoas sem retorno financeiro imediato em prol de liderar um movimento a longo prazo?
2 Qual a transformação, causa, bandeira e motivação para construir essa comunidade?
3 Qual o tipo de membro que vai se identificar com a minha comunidade (persona, personalidade, tipos de inimigos, dores e paixões em comum)?
O impacto da comunidade nas vendas
Existe um princípio muito simples: as pessoas não vão comprar de alguém com quem não se identificam.
Você pode ter encontrado a solução mais incrível para os problemas do seu público-alvo, mas se ele não conhece você e sua história, e se não entende por que o produto que você oferece vai revolucionar a vida dele, ninguém vai investir dinheiro nessa compra.
Quando você constrói uma comunidade, suas vendas explodem.
Grant Cardone, em seu livro “Venda-se ou seja vendido”, coloca que todos nós somos vendedores o tempo todo, o que faz muito sentido.
Estamos sempre tentando convencer alguém de nossas ideias, de nossos sonhos e, para tal, precisamos vendê-los.
Pense, por exemplo, no momento da sua infância em que você queria convencer seus pais a comprar determinado brinquedo.
Você vende a ideia de que aquele brinquedo é essencial para você, na esperança de que eles se compadeçam e comprem.
É quase um pitch de venda.
O autor faz uma interessante comparação com o amor verdadeiro, que seria a melhor das comissões, conquistada pelo parceiro certo que irá cuidar, cultivar e manter o relacionamento crescendo.
Essa é a comunidade, que necessita de dedicação contínua.
E, assim como em um relacionamento, é importante lembrar que se trata de uma via de mão dupla.
À medida que eu alimentava a comunidade e ia contando tudo o que estava acontecendo comigo, também acompanhava, por comentários e mensagens, o que as migas passavam na jornada delas no empreendedorismo.
Exige dedicação tanto para orientar e informar, como para ouvir.
E essa dedicação é essencial em uma comunidade.
As pessoas estão ali para ser ouvidas, para ter a liberdade de se pronunciar sem medo, porque pertencem àquele grupo.
É um jogo de longo prazo.
Se quiser colher esses frutos, você precisa jogar: servindo sua comunidade, sustentando-a e se disponibilizando para ela.
Entenda quem é a persona do seu negócio
Agora, vamos falar de persona.
Uma das coisas que as pessoas mais confundem nessa hora são os termos “persona” e “público-alvo”, demonstrando não entender muito bem para que serve a tal persona que é mencionada a todo momento no ambiente digital.
O público-alvo é a definição básica do seu público, trazendo informações como sexo, localização geográfica e idade.
Já a persona é algo que, se você souber identificar e usar com inteligência, pode trazer muitos resultados.
Ela explora o seu público mais a fundo, com dados relacionados à personalidade, aos desejos e às necessidades daquele que seria o cliente ideal do seu produto, ou seja, a pessoa para quem você quer vender.
Para definir essa persona, você precisa mapear suas dores, desejos, necessidades, objetivos, gostos, valores, sonhos e até inimigos em comum.
Ao identificar e mapear todos esses elementos, você consegue entender quem é a pessoa que está comprando de você, quais são suas expectativas e seus maiores objetivos na vida.
Essas informações te permitem saber como falar, que termos usar, quais ofertas fazer e qual conteúdo desenvolver, pois você sabe para onde cada uma dessas coisas é direcionada.
Se você não sabe com quem está falando, o seu conteúdo será genérico e não gerará conexão.
E se não há conexão, não há venda.
Para Quem é Esse livro?
O livro “Como criar o seu negócio do zero” é voltado para todas as mulheres que querem dominar o mundo, que querem construir suas próprias histórias.
Serve como uma luva para todas as mulheres que querem, de alguma forma, entender que existem possibilidades bem maiores do que elas conhecem agora.
Frase de camiseta
“Eu não aceito menos que a dominação mundial”.
Desafio
A partir de agora eu desafio os ouvintes a começarem a aplicar todas as coisas que eles salvam, que eles leem, que eles deixam para depois que eles anotam, para algum dia talvez aplicar. Esse é um desafio que realmente move montanhas e eu desafio, pelo menos nessa semana, você aplicar cinco coisas que você já salvou passar, algo que não está anotado lá nas suas notas do celular.
Esse resumo substitui a leitura do livro “Como criar o seu negócio do zero”?
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Como criar o seu negócio do zero” na íntegra.
Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!
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