Proptech cresceu 71% em receita no 1º semestre e oferece tecnologias de acesso residencial, como biometria facial e portaria virtual
Com parceiros já consolidados na área de administração de condomínios, construção e segurança, como Construtor de Vendas e Robotton, a proptech Winker vai fechar o ano com faturamento de R$ 4 milhões. Além de parceiros do segmento imobiliário, a empresa conquistou para sua carteira de clientes a instituição financeira Unicred e a entidade de classe OAB/DF. Ambos aderiram à solução da Winker em 2021 para, essencialmente, gerenciar reuniões internas e assembleias online personalizadas através da plataforma da proptech, que oferece agilidade, redução de custos e valor jurídico garantido.
A Winker oferece sua tecnologia para agentes do mercado imobiliário, bem como para prestadores de serviço, e facilita toda gestão condominial por meio de uma plataforma integrada — o aplicativo reúne todos os dados essenciais em nuvem, como cadastros, documentos, boletos, balancetes, acesso e reservas, portaria digital, chaves virtuais, controle de câmera, chat entre administradora e moradores. Em 2021, a empresa registrou aumento de 30% na carteira de clientes e 65% no número de moradores cadastrados em sua plataforma — que somam 960 mil, atualmente — em relação ao ano passado.
Hoje, as empresas e planos com recursos de segurança ofertados pela Winker correspondem a 15,5% da receita anual da proptech, e a projeção para 2022 é de avançar mais 75% neste mercado, correspondendo a 21% da receita total da Winker projetada para o próximo ano.
A empresa também visa levar soluções modernas para outros mercados, consolidar parcerias com mais empresas de segurança e abrir caminho para construtoras. Além disso, a empresa também almeja se aproximar de fintechs para oferecer, conjuntamente, soluções financeiras ao mercado imobiliário. Para o executivo, administradoras e moradores só têm a ganhar com recursos que unem conforto, controle e segurança. “O reconhecimento facial é um produto muito procurado atualmente por conta do receio de moradores e visitantes em tocar nos interfones, em decorrência da pandemia, o que demandou integração da Winker com equipamentos do mercado”, destaca Thiago Paulo, COO da Winker.
Já Erik Osta, CTO da Winker, diz que, num futuro próximo, os condomínios não irão mais usar interfones fixos na residência e portaria. “Idealizamos uma tecnologia que possa fazer sentido com a atualidade. Queremos que o visitante chegue no condomínio e que o dispositivo autônomo na portaria ligue diretamente para o celular do morador. Imagine uma chamada de vídeo com seu visitante na entrada do residencial, com a autonomia para abrir a porta para ele sem precisar de um mediador”, explica o executivo sobre as próximas tecnologias. De acordo com a Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), as portarias remotas registraram aumento de 33% nas instalações até setembro deste ano.
Sobre a Winker
Fundada em Florianópolis (SC), a Winker surgiu de uma dor de mercado percebida por Henrique Melhado, fundador e CEO da empresa, que residia em um condomínio com grandes dificuldades de comunicação e gestão. Atualmente, a empresa está presente em 18 estados da federação e Distrito Federal, totalizando atendimento em 6.500 condomínios no país, com mais de 960 mil moradores cadastrados.