Trend-Driven Innovation (inovação motivada por tendências) – David Mattin | T3#080

O livro “Trend-Driven Innovation” ou “Inovação Motivada por Tendências” foi escrito por David Mattin e Henry Mason, palestrantes TED, consultores e referências em futurismo, inovação e tendências.

Nesse livro os autores compartilham uma mensagem contra intuitiva e desconfortável:

Para descobrir qual será a próxima tendência, precisamos parar de olhar para o que as pessoas querem e passar a observar o que as empresas querem.

Ouça o resumo completo do livro “Trend-Driven Innovation” no player acima e tenha bons aprendizados!

Você também pode escutar o ResumoCast no SpotifyApple PodcastsYouTube ou em qualquer agregador de podcasts da sua preferência.

Sobre o livro Trend-Driven Innovation

O livro “Trend-Driven Innovation” foi publicado em 2015.

Os autores são os especialistas em inovação, Henry Mason, David Mattin, Maxwell Luthy e Delia Dumitrescu.

Compartilhando os segredos que levaram milhares das marcas e agências mais bem-sucedidas do mundo, essa obra irá reconfigurar sua visão do mundo dos negócios para sempre.

Ideia Central

A última palavra sobre tendências é sempre do consumidor final.

É ele quem decide qual é a sua maior dor.

Quais são as dores que ele quer resolver prioritariamente e quais são aquelas que ele não está muito interessado em resolver.

E é ele que escolhe os produtos ou serviços que irão entregar as soluções para suas dores.

No entanto existem formas de as empresas se anteciparem e conseguir desenvolver uma certa intuição para melhor se posicionar logo no início de tendências e consolidar os seus produtos ou serviços como referências naquele assunto.

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A economia da antecipação

Por que os seus consumidores são praticamente impossíveis de serem 100% agradados?

A economia da expectativa acontece sobre 3 pilares:

1- Expectativa de aumento da qualidade;
2- Expectativa de Impacto positivo;
3- Expectativa de expressão pessoal e personalização.

Esses 3 pontos dão aos consumidores poder e controle sobre as tendências, enquanto que, o que resta para as empresas é persegui-los incansavelmente.

Mas quem identifica onde essas 3 expectativas estão começando a crescer, tem a chance de se beneficiar melhor.

Vamos ver cada um dos pilares:

1- Expectativa de aumento da qualidade

A transparência hoje é total.

O que é bom se sobressai e o que não tem qualidade fica logo conhecido pelos consumidores.

Organizações que não conseguem entregar no mínimo o padrão já definido pelos líderes de mercado, irão perecer.

E ao mesmo tempo, cada vez mais novos players têm acesso a mercados globais.

Esses dois fatores deixam o consumidor em situação cômoda de poder escolher sempre o melhor custo benefício para eles e em cada ciclo de produto, já ficar com a expectativa de adquirir mais mais valor por cada vez menos custo.

2- Impacto positivo

A sociedade está mudando.

As tribos possuem os seus princípios e valores, e cada vez mais os consumidores estão tomando decisões de compra baseados no impacto que o consumo de determinado produto ou serviço vai ter…

Seja no meio ambiente, na sua saúde, no respeito as liberdades de outras pessoas ou nos sistemas de governanças e compliance de empresas.

Junte isso ao grande número de startups que oferecem soluções com impacto positivo e nós temos um aumento do público em geral esperando consumir, levando em conta esse fator.

3- Expectativa de expressão pessoal e personalização

Bens materiais estão em abundância no mundo.

E não é mais isso que as novas gerações querem.

As pessoas já estão se questionando: para que servem tantos bens se não estivermos tendo uma boa experiência?

Deixar um legado, colocar seu nome em alguma coisa, mesmo que seja ao ajudar na criação de algo, são todas experiências que estão cada vez mais sendo valorizadas pelas pessoas.

Hoje os consumidores consomem para se expressarem.

Eles não esperam TER cada vez mais, mas sim SER cada vez mais.

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Diversas Tendências

Organizações de sucesso não se mantêm líderes apenas aproveitando uma única tendência, e sim reconhecendo e agindo baseado em diversas tendências

Em suma, os grandes se mantêm líderes pois eles criam uma cultura interna de pessoas curiosas e focadas em analisar e identificar tendências.

E essa cultura consegue farejar e sentir a direção das expectativas dos consumidores.

Olha o exemplo do Facebook, que mudou de nome e está divulgando o projeto da criação do metaverse, um universo virtual que as pessoas poderão até mesmo conseguir empregos reais, e serem pagas para dirigirem carros virtuais.

Isso parece ficção científica hoje, mas faz parte da antecipação de expectativas de consumidores.

E o Facebook está tentando colocar tudo que já sabe sobre seus usuários no formato de um grande quebra cabeças, e ao mesmo tempo que tenta prever, já consegue influenciar na criação do próprio futuro.

A cultura de inovação baseada em tendências traz uma certa… intuição de como será o futuro.

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Para Quem é Esse livro?

O livro “Trend-Driven Innovation” é voltado para empreendedores e intraempreendedores, donos de startups, profissionais freelancers e todas aquelas pessoas que querem se manter relevante para as próximas décadas, tendo em vista que os produtos ou serviços mais procurados hoje em dia surgem de forma mais rápida e também acabam se tornando obsoletos de forma mais rápida.

Portanto, é preciso que haja uma estratégia para saber lidar com pendências e o profissional que entender mais sobre esse assunto vai estar adquirindo resiliência e incorporando diferenciação e adaptabilidade à sua caixa de ferramentas para lidar com o futuro.

Frase de camiseta

“O segredo em identificar tendências e conseguir aproveita-las na prática passa por encontrar pontos de tensão entre o que as pessoas querem e o que existe disponível no mercado.”

Desafio

O livro “Trend-Driven Innovation” traz uma ferramenta muito interessante.

É um radar de tendências, que tenta fazer conexão do que é observado pelo empreendedor — e para isso a ferramenta do próprio Pinterest que é free e gratuita pode ser utilizada com maestria para essas observações.

Mas o importante aqui é conectar essas observações com o seu produto, serviço, a visão do seu empreendimento, o seu modelo de negócios e, possivelmente, campanhas de marketing que você está planejando, baseado nas observações das tendências.

As perguntas a seguir vão te ajudar a descobrir se determinada tendência é útil ou não para o seu momento, seu empreendimento, os seus planos, as suas estratégias, as suas métricas e os seus objetivos.

Vamos supor que você está reunido com algumas pessoas do seu time ou da sua equipe e já identificou ou fez um brainstorming ou tem uma listagem ou possíveis ideias de algumas tendências.

As pergunta são?

1- Quais são as metas específicas de longo prazo da sua organização, do seu departamento ou time?

2- Qual a meta, o objetivo da sua organização, do seu projeto, da sua startup ou do seu time de curto prazo mais importante, e como essa tendência vai ajudar você a chegar mais perto dessa meta?

3- Quais são os recursos ou capacidades da sua organização, e como esses recursos ou a falta deles impacta na sua capacidade de se posicionar efetivamente na tendência, tanto em termos de timing tempo ou nível de comprometimento com projetos que irão aproveitar melhor essa tendência?

4- Se por acaso você não tem essas competências ou capacidades para se posicionar em uma determinada tendência, a pergunta é “como você ou a sua organização podem adquirir essas capacidades?”, seja alocando mais pessoas para o projeto, mais capital ou realizando parcerias, adquirindo um concorrente ou uma startup menor ou simplesmente dizendo “não” para outras frentes que estão consumindo recursos.

5- Quais são os reais problemas, dores e necessidades dos seus clientes?

Nessa pergunta não foque na solução, não foque nos produtos ou serviços que a sua organização entrega, mas sim na dor do seu cliente.

Por exemplo, se você produz automóveis, pense que a dor do seu cliente é transporte, ou seja, deslocar se do ponto A até o ponto B.

Respondendo a essa pergunta você vai focar naquilo que realmente o seu público espera da sua empresa, como uma solucionadora de problemas.

Se por acaso ele não conseguir solucionar o problema consumindo seus produtos ou serviços, pode ter certeza que o radar dele já está ligado em outras empresas.

6- A criação de novos produtos ou serviços para aproveitar essa tendência que o seu time está analisando vai conseguir contribuir com o seu cliente na solução das dores, problemas, demandas e expectativas que ele tem?

Esse resumo substitui a leitura do livro “Trend-Driven Innovation”

Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.

Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Trend-Driven Innovation” na íntegra.

Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!

É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.

Capa do livro Trend-Driven Innovation

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