Saída de Mestre – João Cristofolini e Eduardo Cosomano | T3#074

Como criar startups tão boas que outras empresas maiores as queiram comprar? Vender um negócio de rápido crescimento em cinco anos tem se tornado cada vez mais comum no atual cenário brasileiro do empreendedorismo.

Essa é uma saída de mestre.

Com números recordes de investimentos sendo batidos a cada ano, a revolução das startups e unicórnios esta possibilitando “saídas de mestre” para quem consegue gerar tanto valor ao ponto de atrair a atenção de grandes players.

Aprenda 8 grandes dicas para idealizar um negócio super atraente e potencial grande candidato para ser vendido por alguns milhões.

Ouça o resumo completo no player acima e tenha bons aprendizados!

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Sobre o livro Saída de MEstre

O livro “Saída de Mestre” foi publicado em 2021.

Os autores são os empreendedores João Cristofolini e Eduardo Cosomano.

Sem rodeios, e com linguagem simples, Saída de mestre comprova que a revolução das startups vai muito além dos unicórnios e revela que pessoas comuns podem realizar feitos inacreditáveis.

Ideia Central

Estamos vivendo um momento bastante especial, que é o “boom” de aquisições de startups, como nunca visto até hoje.

Ou seja, esse é um momento pra quem já tem uma startup e tem esse desejo de vendê-la.

Também é um momento ideal para investidores.

Além disso, as grandes empresas nunca estiveram tão de olho nas startups como agora.

Esse livro retrata todo esse cenário e revela dicas para quem quer escalar um negócio para vendê-lo futuramente.

Não seja uma startup besta

Seja camelo, seja unicórnio… só não seja uma startup besta

Unicórnios são startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.

As startups Camelo são aquelas que conseguem sobreviver por muito tempo, com poucos recursos e não necessariamente se tornam unicórnios.

Mas as startups bestas são aquelas que não resolvem um real problema.

Para essas a falência é inevitável.

Então procure entender se a solução que a sua startup entrega é útil e valorizada por quem mais importa, o seu cliente.

E não tem problema se dar conta que a sua startup ou negócio não resolve um problema forte, pois conseguir realizar esse diagnóstico é o primeiro passo para virar o jogo e se transformar em um camelo, ou até mesmo um unicórnio.

Por que não?

vendeu… e agora?

Como é o dia depois de amanhã?

Pós-venda.

Missão cumprida, contrato assinado, dinheiro na conta.

Hora de comemorar e curtir a vida?

Comemorar e curtir sempre é bom e, se você realizou uma saída antecipada, é justíssimo.

Mas não confunda uma saída antecipada com uma aposentadoria.

É preciso relembrar os principais motivos que fazem uma grande empresa comprar uma startup.

O primeiro e mais importante item é o time.

As pessoas que fazem o seu negócio acontecer são seu maior ativo.

Logo, se a empresa que realiza a compra de uma startup não puder contar com as pessoas no dia seguinte, provavelmente essa não será uma boa aquisição, concorda?

Na verdade, a venda da empresa é o começo de um novo ciclo, pois provavelmente quem vendeu vai continuar trabalhando no negócio.

A partir desse ponto, o empreendedor está conectado a uma empresa muito maior, com muito mais capital, mais pessoas, metas maiores.

Em outras palavras, mais cobrança e desafios. Ao mesmo tempo que a venda tira um peso das costas, representa um ponto de virada, uma conquista concreta e, talvez, um dos acontecimentos mais marcantes da trajetória de qualquer empreendedor; uma nova fase se inicia, mas em um nível ainda mais avançado e exigente.

8 lições para realizar uma saída de mestre

Preste atenção nestas oito lições para realizar uma saída de mestre.

1- A PAPELADA TEM DE ESTAR EM ORDEM

Tenha tudo em dia na empresa: contabilidade, impostos, registros de funcionários, pagamentos, fornecedores, contratos etc.

O número de empresas extremamente competentes, com uma solução de potencial escalável efetivo e equipe de alta entrega que patinam em questões jurídicas e contábeis é gigantesco.

2- TENHA UM TIME CAPAZ DE ENTREGAR O QUE PROMETE

Os investidores avaliam na compra o time envolvido com a startup, o que inclui, especialmente, os empreendedores, mas também o time como um todo.

De maneira prática, está cada vez mais difícil reter bons talentos em qualquer negócio.

3- O PRODUTO É RESULTADO DE MUITA EXPERTISE

Criar um bom produto pode levar um, dois, três anos.

Além de pessoas boas na execução, essa criação exige muitos testes, erros e aprendizados no caminho.

Então, outro ativo que nasce junto com o produto é a expertise do time envolvido no projeto.

4- CLIENTES E FATURAMENTO SÃO IMPORTANTES? SIM, MAS NÃO SÃO TUDO

O volume de negócios transacionados pela startup é um indicador que ajuda a validar que o modelo funciona, afinal, se tem gente usando e se é sustentável, é um bom negócio.

No entanto, existe uma lacuna de tempo entre uma startup criar uma solução e efetivamente começar a rodar e dar lucro.

Esse tempo, porém, pode ser reduzido com a compra por uma grande empresa, que tem capital e estrutura para fazer aquele negócio acontecer.

5- QUEM NÃO É VISTO NÃO É LEMBRADO

Todos os quatro passos anteriores referem-se a ações e atitudes da porta da startup para dentro.

Este aqui é sobre os relacionamentos da porta para fora.

Desde o dia um de uma startup, é bom começar a mapear as empresas que são possíveis compradoras em seu mercado e saber vender bem a sua imagem.

6- ENCONTRAR UM COMPRADOR É UMA COISA, REALIZAR A VENDA É OUTRA

Além de analisar a proposta financeira recebida, é preciso escolher com cuidado a empresa com a qual você gostaria de trabalhar em conjunto.

A cultura da empresa que fará a aquisição precisa ser próxima da sua; os valores, princípios, objetivos precisam estar alinhados entre as duas.

7- VOCÊ REALMENTE PRECISA DE INVESTIDOR?

Se você fizer um estudo de caso e entender que é necessária uma injeção de capital, é importante se envolver com profissionais para realizar essa transação.

Além disso, é fundamental contar com um advogado especializado para te apoiar na concepção de um contrato ou na revisão de um contrato proposto, seja por uma plataforma de equity crowdfunding, por um fundo ou por investidor-anjo.

8- NÃO FIQUE ESPERANDO, TRACE UMA ESTRATÉGIA ATIVA PARA VENDER SUA STARTUP

As timelines do ponto de vista de comprar e ser comprado, ou de querer vender e ser vendido, dificilmente se alinham por variados motivos.

Assim, nutrir relacionamento é fundamental para obter melhores condições em um acordo, seja no processo reativo ou ativo.

Para quem é esse livro?

O livro “Saída de Mestre” é voltado para 3 tipos de pessoas:

1- Para quem quem já tem uma startup e quer deixar a empresa preparada para uma possível venda.

2- Para quem está criando uma empresa e quer já começar da forma certa.

3- Para investidores, que querem cada vez mais ROI em um curto espaço de tempo.

Frase de camiseta

“O aspecto humano sempre vem em primeiro lugar, mesmo quando o assunto são ativos envolvendo tecnologia de ponta” (João Cristofolini)

“A maioria das pessoas desiste quando estão próximas de alcançarem o sucesso” (Eduardo Cosomano)

Desafio Prático

É muito comum vermos a palavra inovação sendo associada com ideias e invenções futurísticas (carros autônomos, drones, inteligência artificial, exploração de Marte etc.

Mas, para você assumir um projeto com essa visão, precisa saber responder a estas 4 perguntas:

1- Você tem todas as competências necessárias para colocar em prática o projeto que está idealizando?

2- Você tem folego financeiro para o projeto?

3- Você tem bons contatos que podem lhe ajudar com isso?

4- Por que agora é o momento ideal para iniciar esse projeto?

Esse resumo substitui a leitura do livro “saída de mestre”

Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.

Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Saída de Mestre” na íntegra.

Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!

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