Líderes de alto desempenho criam um ambiente em que a aplicação e validação das experiências necessárias, tanto para o crescimento da equipe como da empresa.
A todo momento, os líderes são desafiados a atingir metas ambiciosas, inovar constantemente seus modelos de gestão e criar times de alto desempenho.
Há tantos temas que precisam ser considerados e que já são de conhecimento dos líderes que, muitas vezes, eles não sabem por onde começar, pois para cada problema há uma proposta de valor mais adequada.
O livro “Resenhas de Liderança” tem como proposta auxiliar os líderes com alguns insights de pontos-chaves para a formação de uma liderança de alto desempenho.
A obra é dividida em 5 pilares fundamentais, com 40 capítulos em forma de insights, e pode ser lida de forma contínua, ou, caso desejado, o leitor pode buscar o insight que mais lhe interessa no momento.
O objetivo dos insights contidos em Resenhas de liderança é, através de uma leitura fácil e rápida, levar o leitor a ter ideias para o seu modelo de liderança, assim como também ter os seus próprios insights.
Ouça o resumo completo do livro “Resenhas de Liderança” no player acima e tenha bons aprendizados!
Você também pode escutar o ResumoCast no Spotify, Apple Podcasts, YouTube ou em qualquer agregador de podcasts da sua preferência.
Sobre o livro Resenhas de Liderança
O livro “Resenhas de Liderança” foi publicado em 2020 e ajuda o leitor a criar o seu ambiente para a aplicação e validação de experiências afim de se tornar um líder de alto desempenho.
O autor é Fábio Romero, pós-graduado em Controle e Automação, com especialização em Gestão Executiva, Gestão Organizacional e Liderança. O autor também escreve artigos sobre Liderança e atua como diretor industrial na multinacional canadense Woodbridge.
Ideia Central
A mensagem central do livro “Resenhas de Liderança” é levar ao leitor resenhas cuidadosamente desmembradas em cinco pilares de extrema importância para uma liderança de alto desempenho focada em resultado.
Esses pilares são: liderança, gerenciamento, influencia, negociação e execução.
Não temos vida pessoal e vida profissional
Sempre que se fala sobre liderança, o primeiro cenário que vem à mente são grandes organizações, times de alto desempenho com talentos diferenciados, resultados de excelência, carreira de sucesso e grandeza no mundo corporativo.
O que é pouco explorado e divulgado, mas que particularmente tem muito valor, é o suporte e a qualidade de vida que nós líderes temos em nossos lares com nossas famílias.
Não temos vida pessoal e vida profissional…
Temos uma única vida, e cabe a cada um de nós criar o melhor balanço entre o ambiente pessoal e a competitiva rotina corporativa.
Todas as conquistas de um líder de alto desempenho devem ser celebradas junto de sua família, pois ela é parte integrante, contínua e de extrema importância para nosso equilíbrio na esfera da pessoa integral: corpo, mente, coração e espírito.
Se vencemos, nossa família celebra conosco as vitórias.
Se perdemos, nossa família nos conforta para que possamos recompor as energias necessárias e erguer a cabeça para seguir adiante.
Quando viajamos a trabalho ou passamos horas estudando por noites a fio, são eles que, com paciência, aguardam nosso retorno e disponibilidade.
Empregos e projetos vêm e vão, mas os verdadeiros laços familiares são duradouros e poderosos.
O autor coloca que você pode encontrar o seu melhor balanço, começando com a gratidão pela família.
Não importa em que fase da vida você está.
Se você mora com os pais ou se você é casado, se você tem filhos ou não, ou, ainda, se foi criado por tios ou por outras pessoas que passaram a ser sua família.
Faça sua reflexão sobre o quão importante sua família é em sua formação pessoal e profissional.
No ambiente familiar praticamos o exercício de tomada de decisões todos os dias, assim como a análise e a resolução de problemas em conjunto, nos quais cada escolha gera uma consequência para todos, e não há certo ou errado, o que há é muito aprendizado.
Ferramentas de Gestão LEAN
Um dos modelos operacionais mais usados no segmento industrial é o LEAN – manufatura enxuta.
O modelo de gestão operacional LEAN, apesar de antigo, ainda é muito eficaz e realmente nos ajuda a direcionar ações operacionais, entre elas gerenciamento de fluxo de valor, eliminação de desperdícios, fazer certo da primeira vez para evitar retrabalho, ambiente de trabalho limpo e seguro, processos padronizados, gestão visual para tomada de decisões e muitas outras.
O líder de alto desempenho normalmente já tem enraizado em seu mapa mental os conceitos do LEAN para realizar seu planejamento e para executar suas atividades.
As ferramentas do LEAN também trazem de forma direta um ambiente de integração entre todas as disciplinas e hierarquias, pois seus conceitos podem ser aplicados desde um posto de trabalho complexo no piso de fábrica até no escritório de um grande executivo.
As ferramentas mais clássicas da gestão LEAN ou liderança da manufatura enxuta são 5S, GEMBA, Kaizen, gestão visual e trabalhos padronizados.
Vamos ver cada uma delas:
5S
Essa ferramenta emprega de forma muito inteligente cinco sensos, que, se aplicados da forma correta, são extremamente eficazes na geração de resultados e na transformação de ambientes de trabalho.
São eles: senso de utilização, senso de ordenação, senso de limpeza, senso de saúde e higiene e senso de disciplina para manter os sensos anteriores em ação.
GEMBA
Consiste em uma prática muito simples: “vá ao local de trabalho e veja o que está acontecendo”.
Os líderes de alto desempenho acompanham de perto e entendem as operações de seus negócios.
O simples fato de observar fisicamente uma atividade em ação pode trazer uma visão ampliada das possibilidades de melhorias e eliminação de alguns desperdícios.
KAIZEN
Busca a eliminação de desperdícios nas operações e nas atividades, onde o conceito original aborda sete frentes de atuação para eliminação de desperdícios: transporte, tempo de espera, excesso de produção, defeitos, inventário, movimentação e excesso de processamento.
Há discussões mais recentes que tratam o desperdício da criatividade, como o oitavo desperdício.
Gestão visual
É importante que as principais informações e indicadores de um departamento ou de uma atividade estejam disponíveis em uma gestão visual, independentemente do nível de tecnologia, podendo ser um monitor com dados em tempo real ou até mesmo um gráfico no qual os próprios colaboradores fazem a atualização manual.
Saber se estamos ganhando ou perdendo o jogo através de um placar envolvente é primordial para a tomada de decisões assertivas e para o engajamento da equipe.
Trabalhos padronizados
A padronização de atividades afins, em que mais de um indivíduo executa a mesma tarefa, traz grandes ganhos de produtividade, repetição e qualidade do trabalho e do produto ou serviço final.
A padronização traz segurança para o colaborador e para o líder e gera confiabilidade e satisfação do cliente final.
Ler e discutir sobre liderança
Uma experiência muito interessante é o clube de leitura.
Ler e discutir sobre liderança e gestão já é um símbolo de participação, desenvolvimento e engajamento, e é uma atividade muito valorizada por quem participa.
O evento é muito interessante e muito simples de ser aplicado em qualquer empresa, seja ela de grande ou pequeno porte.
Como funciona o clube de leitura?
Inicialmente, reunimos um público de mais ou menos vinte pessoas em uma reunião na qual discutimos os temas de oportunidades de desenvolvimento de nossa liderança e ferramentas que fortalecem nosso modelo de gestão.
Na primeira reunião, presenteamos cada participante com um livro que trate dos temas sugeridos – no caso, liderança e gestão.
Nesse momento, são oferecidos vários livros, de diferentes abordagens e diferentes autores, sendo solicitado que cada um leia um livro, respeitando seu próprio tempo e hábito de leitura, pois nem todos estão acostumados a ler e muitos são realmente surpreendidos por essa abordagem inovadora.
Após um intervalo definido pelos participantes, outro encontro é realizado, no qual a proposta é fazer uma resenha do conteúdo de cada livro, podendo ser comentado o que foi aprendido com o conteúdo lido, o que pode ser aplicado cotidianamente, ou, ainda, comentar o que não gostou no livro e acredita que não deve ser aplicado com os times e dentro da empresa.
Após os comentários sobre o livro lido, esse participante oferece o livro para um outro participante do evento, como se fosse uma rodada de amigo secreto.
Dessa forma, todos terão a chance de ler vários livros sobre liderança e gestão, fazendo sua crítica, tendo colegas dentro da empresa que já leram também, e aumentando o repertório individual.
Esse ciclo cria uma massa crítica coletiva sobre o tema, gerando um ambiente engajador de multiplicação de conhecimento, direcionado por um ambiente de discussão aberta onde todos podem expressar de forma honesta sua visão sobre cada tema discutido.
A cada rodada do clube do livro, percebe-se que os feedbacks apresentados são cada vez mais coerentes, mais maduros e com grande retorno em aplicabilidade e geração de resultados.
A empresa disponibiliza a oportunidade para realizar o evento e os colaboradores contribuem com um grande retorno desse investimento, apresentando crescimento profissional, análise crítica, mais repertório durante as reuniões e, consequentemente, um ambiente de trabalho mais amigável e profissional, com novos mindsets.
Liderança e negociações
A negociação é um processo observado quando há um conflito instalado e as partes envolvidas precisam chegar a um consenso, de modo que ambas as partes saiam satisfeitas mediante uma proposta.
As negociações sempre estiveram presentes nas relações humanas.
Antes mesmo da existência das negociações financeiras, já praticávamos o exercício da barganha de produtos e alimentos, negociando a valorização ou desvalorização do bem envolvido para conquistar o maior ganho possível.
O nosso dia se inicia e finaliza com negociação.
Desde quando acordamos, negociamos com o cansaço e com a vontade de ficar um pouco mais no aconchego da cama, até o fim do dia, quando chega novamente o momento de repousar e negociamos com as atividades que podem ficar para o dia seguinte, fechando, assim, nosso ciclo do dia.
Apesar de negociar o dia inteiro e todos os dias, essa atividade não é uma prática fácil, e as estratégias normalmente usadas podem ser exaustivas, não empáticas e nada eficientes.
Três fatores são primordiais para que uma negociação seja bem-sucedida:
1- Planejamento;
2. Informação;
3. Gestão de relacionamento.
A gestão de relacionamento muitas vezes é negligenciada no processo de negociação, porém, em uma negociação, a outra parte interessada se apresenta com fatos e informações que muitas vezes conflitam com a nossa percepção.
Precisamos explorar o interesse das partes, criar alternativas de valor para elas, expondo um padrão de conduta que seja justo para ambas.
Ou seja, as regras do jogo estão claras para todos os lados.
As negociações podem ser observadas pela lei do ganha-ganha, onde independentemente dos ganhos de cada uma das partes, ambas saem do processo de negociação satisfeitas.
Mas há um outro lado do processo que traz uma leitura de ganha-perde.
Ou seja, para alguém ganhar, alguém tem que perder.
Essa perspectiva está mais direcionada ao cenário de competição do que a uma negociação propriamente dita.
A maestria da negociação é fazer a leitura do cenário conectando necessidades e interesses da outra parte envolvida, avaliar as possibilidades, propor alternativas e concessões e, por fim, sair da negociação com a sua parcela de ganho do processo.
O bom negociador sempre planeja bem, explora diversas opções, cria alternativas de concessões, questiona se a outra parte está valorizando demais a proposta e sempre tem alternativas visando o fechamento da negociação.
Para Quem é Esse livro?
O livro “Resenhas de Liderança” é voltado para todo líder e empreendedor que busca um estilo de liderança focado em resultado, através do processo intrínseco de melhoria contínua do estilo de liderança.
Frase de camiseta
“O melhor cartão de visita sempre será o resultado de um serviço bem feito”.
Desafio
Como engajar a nossa equipe?
Como engajar os novos líderes, de gerações e mundos diferentes?
Todo mundo sonha com um time 100% engajado, e esse desafio é composto de uma sequência de seis perguntas simples:
Pergunta 1 – Você sabe o que fazer?
Pergunta 2 – Você sabe como fazer?
Pergunta 3 – Você tem os recursos mínimos necessários para fazer?
Pergunta 4 – Você sabe o porquê fazer?
Pergunta 5 – Você realmente quer fazer isso?
Pergunta 6 – Você quer fazer isso melhor, com mais excelência?
Se alguma das respostas for negativa não se preocupe.
Isso é uma ótima oportunidade para você alinhar a rota com seu time.
Se todas as respostas forem positivas, parabéns!
Você tem uma liderança %100 engajada na sua equipe.
Esse resumo substitui a leitura do livro Resenhas De Liderança?
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Resenhas de Liderança” na íntegra.
Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!
É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.
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E tem mais:
Além de respeitar as leis sobre os direitos autorais — tanto da editora como do autor —, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet.
Entre para o Clube do Livro
O Clube do Livro é uma atividade promovida pelo ResumoCast, em que um grupo de ouvintes (tribers apoiadores) é desafiado a ler e resumir capítulos de livros e debatê-los em grupo semanalmente.
No Clube do Livro todos os participantes têm a oportunidade de:
- Formar o hábito da leitura;
- Melhorar a retenção do conteúdo que leu;
- Vencer o medo de falar em público;
- Desenvolver a habilidade de fazer sínteses e resumos;
- Fazer networking com pessoas positivas que adoram livros de empreendedorismo e desenvolvimento pessoal;
- Desenvolver a competência da liderança;
- Oportunidade de desenvolver a auto-responsabilidade e comprometimento com o grupo.
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