[amazon_link asins=’8501067318′ template=’ProductAd’ store=’resumocast05-20′ marketplace=’BR’ link_id=’f419101c-edca-11e8-b364-59424609ee02′]
Ter a ousadia em desconsiderar o senso comum e fazer as perguntas certas na hora de tomar decisões ou analisar qualquer assunto. É assim que pensa a mente de um FREAK.
Neste episódio, convidamos o mestre da arte do improviso, Márcio Ballas, para debatermos as principais ideias do livro “Pense Como um Freak”, de Steven Levitt e Stephen Dubner (autores do best-seller “Freakonomics”).
OUÇA o episódio completo no player abaixo e DEIXE SUA OPINIÃO ou SUAS DÚVIDAS nos comentários!
[smart_track_player url=”https://api.spreaker.com/download/episode/15787015/t2004_pense_como_um_freak_marcio_ballas.mp3″ title=”Pense Como um Freak – Steven Levitt e Stephen Dubner | T2#004″ artist=”ResumoCast” social_gplus=”false” social_linkedin=”true” social_email=”true” ]
Você também pode ouvir e assinar gratuitamente o ResumoCast em seu aplicativo favorito de podcasts, incluindo o Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify, Deezer ou CastBox.
O que o rei Salomão e a banda Van Halen têm em comum?
Sim, é isso mesmo o que você leu!
Pode parecer totalmente sem sentido, mas, quando o assunto é entender o incentivo por trás das ações, o rei Salomão e a banda Van Halen realmente têm algo em comum. Ficou curioso? Aperte o PLAY!
Pensar como um FREAK não é tão simples assim: é necessário ter coragem e comprometimento ao enfrentar possíveis críticas e julgamentos — geralmente, eles virão.
Essa habilidade não acontece da noite para o dia. É necessário se preparar (treinar antes) de forma constante para a hora do “vamos ver”.
Ao longo do episódio, você vai descobrir alguns conceitos que podem ser aplicados na sua vida — tanto profissional como pessoal.
Por exemplo: qual é a relação entre medo e negação, como a vergonha pode ser um bloqueio em um momento de criatividade, o que as crianças podem nos ensinar no momento de levantar a voz, entre outros insights bem interessantes.
Além disso, vai perceber como muitas pessoas praticam a auto-sabotagem e acabam afetando a qualidade dos dados, sejam em pesquisas de mercado ou até mesmo em um auditório de uma peça de improviso.
É por isso que todo FREAK tem um mantra (descubra ao longo do bate-papo qual é esse mantra).
Afinal, nem todas as pessoas fazem aquilo que falam, não é verdade? Conhece alguém que seja assim? Tome cuidado!
A influência dos modelos mentais
Pare e reflita por um momento: de que adianta estar ocupado demais com excesso de atividades — gastando sua energia em uma ultra velocidade — se as suas ações estiverem baseadas em conceitos distorcidos ou ultrapassados?
Lembre-se de que a sua vida é um resultado das suas escolhas e de suas ações, e são os seus modelos mentais os maiores influenciadores em cada momento de decisão sobre diversos assuntos.
Um verdadeiro FREAK não tem receio de questionar seus modelos mentais. Em vez disso, ele busca formas ou abordagens diferentes para explicar os problemas, sejam eles profissionais, pessoais etc.
Sobre os autores
Steven D. Levitt é professor de Economia na Universidade de Chicago e ganhou a medalha John Bates Clark, concedida ao economista americano com até 40 anos mais influente.
Stephen J. Dubner é um autor premiado e jornalista. Mora em Nova York e escreve para o The New York Times e The New Yorker. É o autor dos best-sellers Turbulent Souls e Confessions of a Hero-Whorshiper.
Conheça o nosso convidado
Márcio Ballas é palhaço, diretor, ator e dramaturgo especializado na linguagem de Clown e Impreviso Teatral.
Viveu por 3 anos em Paris onde estudou na “École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq”. Apresentou-se com os “Palhaços Sem Fronteiras” franceses numa expedição para Madagascar (África) e outra em campos de refugiados durante a guerra do Kosovo.
Formou-se no “L’Institut du Clown Relationnel” na Bélgica com Christian Moffarts.
No Brasil foi integrante durante 4 anos dos “Doutores da Alegria”.
É um dos diretores e criadores (com Cesar Gouvêa) do “Jogando no Quintal” (2002), o espetáculo de improviso em cartaz mais antigo do Brasil, já visto por mais de 200 mil pessoas.
Participou de Festivais de Improviso na Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Peru e Uruguai. No Campeonato Internacional de Bogotá, sagrou-se campeão mundial, representando a seleção brasileira.
É diretor e ator do “Caleidoscópio”, um dos primeiros espetáculos “longforms” de improviso no Brasil.
Foi diretor “Improvisacional” do espetáculo “Improvável” da Cia. Barbixas de Humor, onde também atua como mestre de cerimônias e jogador convidado.
Foi apresentador do programa “É Tudo Improviso” na Rede Bandeirantes, e do programa “Cante Se Puder” no SBT, com Patrícia Abravanel.
Participou do programa”Os Incríveis” no canal National Geographics.
Apresentador do programa “Esse Artista Sou Eu” no SBT.
Apresentador do programa “America’s Funniest Vídeos Brasil” no canal TBS.
Está em cartaz há 3 anos no Comedians Club dirigindo e atuando no espetáculo “Noite de Improviso”. Diretor artístico e professor da Casa do Humor, espaço de cursos de Improviso, Palhaço e Stand up.
É formado em Marketing pela ESPM e pós-graduado em Psicodrama pela PUC-SP.
Leia o livro “Pense Como um Freak”
Nós recomendamos que, além de acompanhar este episódio do podcast, você leia o livro “Pense Como um Freak” na íntegra!
Ao comprar através do nosso link na loja da Amazon (clique na capa do livro ☝️), a gente recebe uma porcentagem da venda. Assim, você nos ajuda a continuar “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”!
Além disso, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet, deixando de burlar as leis sobre os direitos autorais, tanto da editora como dos autores.
Você também pode acessar este link para pesquisar e comprar qualquer outro livro de seu interesse.
O que é o ResumoCast?
O ResumoCast é o primeiro podcast do Brasil que resume e debate os melhores livros sobre negócios e empreendedorismo semanalmente. Nós vamos “empoderar a humanidade com o conhecimento dos livros”!