O que o CEO quer que você saiba – Ram Charan | T3#076

Pense em seu tempo de escola e no melhor professor que você já teve.

Aquele que parecia dominar a matéria e que detinha algo que faltava aos demais: a capacidade de sintetizar os elementos mais complicados da matéria de tal modo que você de fato a compreendesse.

Outros professores, talvez, tivessem conhecimentos mais profundos do conteúdo ou até ostentassem currículos melhores, mas não conseguiam acender a lâmpada na cabeça dos alunos.

Em vez de simplificar algo complexo, tornavam ainda mais difícil o entendimento do assunto.

Os negócios são bastante simples e lógicos.

Existem princípios universais que se aplicam tanto à venda de frutas numa barraca de feira quanto à direção de uma empresa de grande porte.

Afinal, toda organização precisa servir os clientes, gerir o dinheiro com eficácia, usar os ativos de maneira sensata e crescer constantemente.

Esses são os conceitos básicos.

E esses elementos fundamentais estão presentes em qualquer negócio de qualquer parte do mundo, independentemente das diferenças de cultura, idioma ou regulamentação governamental existentes.

Sobre o livro O que o CEO Quer que Você Saiba

O livro “O que o CEO quer que você saiba” foi publicado em 2017.

O autor é Ram Charan, um dos consultores executivos mais renomados do mundo.

Nessa obra, ele descreve os fundamentos por trás do sucesso de qualquer negócio – seja uma grande empresa ou uma barraca de frutas na feira.

Ideia Central

Todas as empresas são iguais.

Elas têm quatro grandes áreas que o CEO ou alguém carregado precisa se preocupar: são os clientes, geração de caixa, retorno sobre o capital investido e crescimento.

Veja bem, todos os colaboradores da empresa ou do projeto da startup ou da grande organização irão colher frutos e benefícios se as performances dessas áreas melhorarem.

Uma grande dica é que se você é um colaborador e almeja um progresso na sua carreira a forma mais rápida e eficaz, é ajudar o CEO a fazer o que ele precisa fazer para crescer a empresa.

Aplique os fundamentos básicos

Clientes, geração de caixa, retorno sobre o capital investido e crescimento são as bases que norteiam uma empresa.

Ela está atraindo e fidelizando os clientes?

Gera caixa e consegue um bom retorno do dinheiro investido no negócio?

Está crescendo?

Se as respostas a essas perguntas é sim, o bom senso indica que a empresa está no rumo certo.

Se algum desses quatro aspectos não estiver bem, a empresa acabará afundando.

Olha essa exemplo: 

Uma empresa, ao planejar o lançamento de um produto novo, deseja bons números de vendas e um bom preço, para que a rentabilidade seja alta e o retorno, satisfatório.

Para isso, o responsável pelo marketing precisa criar uma campanha publicitária que gere interesse pelo produto e aumente as vendas, enquanto o chefe da fábrica deseja ampliar os estoques para atender a demanda prevista.

Mas investir numa campanha publicitária e fabricar mais produtos consomem dinheiro.

Assim, é preciso haver equilíbrio entre aumentar as vendas, aplicar dinheiro em campanhas publicitárias e formar estoques.

Caso o produto não seja ideal para o mercado, a empresa terá que reduzir os preços – talvez abaixo do custo – a fim de converter os estoques que sobraram em caixa, e a campanha publicitária se tornará apenas um desperdício de dinheiro.

Não permita que o tamanho de sua empresa ou a falta de um diploma obscureçam a simplicidade do seu negócio.

Aplique os fundamentos básicos.

Se houver deterioração em uma ou mais das quatro áreas centrais, use o bom senso e corrija a falha.

Assim você estará a caminho de pensar e agir como um verdadeiro empreendedor e um potencial CEO.

Para compreender o negócio em sua totalidade e de forma intuitiva, o verdadeiro empreendedor deve dominar a relação que existe entre clientes, geração de caixa, retorno sobre o capital investido e crescimento.

As 4 prioridades de um CEO

CEOs de alto nível escolhem três prioridades que, combinadas, levarão a empresa para onde for e dedicam tempo e atenção a elas.

Também se baseiam nelas para direcionar os recursos.

Por que tão poucas prioridades?

É apenas uma palavra: foco.

Uma prioridade de negócios define a ação mais importante a ser realizada em dado momento.

Muitas empresas acumulam tantas prioridades que seu foco acaba se dispersando, o que termina sendo prejudicial.

A escolha das prioridades certas, dada sua complexidade, implica um intenso exercício mental.

Quanto mais claro a visão e objetivo estratégico, mais fácil será definir as prioridades.

O CEO da sua empresa precisa:

  1. Cuidar dos clientes;
  2. Gerar caixa;
  3. Obter um bom retorno sobre o capital investido;
  4. Crescer com rentabilidade.

Para isso, ele define campanhas, ações e projetos pontuais que irão impactar nas quatro áreas acima.

Se você conseguir descobrir quais são as prioridades dele, vai poder ajudá-lo e certamente vai ser recompensado.

Executar com maestria

Todos nós somos perfeitamente capazes de executar o que os CEOs fazem de forma intuitiva baseados em sua excelente compreensão dos negócios: usar as leis universais que os norteiam, pois elas definem o rumo e selecionam as prioridades corretas para que a organização cresça de modo lucrativo.

No entanto, entender como ganhar dinheiro é uma coisa.

Fazer isso acontecer, realizar e executar é outra completamente diferente.

Aqui estão algumas dicas para executar com maestria:

  1. Seja totalmente claro sobre seu objetivo.
  2. Decomponha as metas em segmentos de tempo (“Isto será feito em uma semana; aquilo, em um mês”) e marcos (“Saberemos que estamos na metade quando fizermos X”). Para isso o sistema de OKRs é perfeito.
  3. Caso se depare com um obstáculo, peça ajuda.
  4. Monitore o progresso com frequência e faça o acompanhamento.

A última coisa talvez seja a mais difícil.

Pessoas brilhantes detestam fazer o acompanhamento.

Além de considerarem isso um ato de micro gestão, julgam um tanto rude o fato de terem que verificar o trabalho dos subordinados.

Mas o acompanhamento é necessário para você se assegurar de que suas palavras foram bem entendidas e que o progresso vem sendo alcançado.

Certamente o seu CEO apresenta algum desses 4 comportamentos.

E essa é uma boa oportunidade para replicá-los se você deseja ser visto como promissor e merecedor de oportunidades.

A linguagem universal dos negócios

A esta altura, você já deve estar fluente na linguagem universal dos negócios, empregando à vontade (e entendendo) termos como “caixa”, “giro de estoque”, “crescimento rentável” e “satisfazer os clientes”.

Qualquer que seja seu cargo, é necessário ter não apenas uma visão de lojista do negócio total da empresa, mas também de como a rentabilidade é valorizada pelo mercado de ações (caso sua empresa seja uma sociedade anônima) e pelas empresas que poderiam demonstrar interesse em adquirir (ou ser adquiridas) por sua organização.

Talvez seu objetivo ao ler este livro seja se tornar um líder de negócios.

Como, então, empregar o conteúdo aprendido para aperfeiçoar a empresa, tendo em mente os clientes, a geração de caixa, o retorno sobre o capital investido e o crescimento?

Como obter resultados aproveitando a energia intelectual de cada indivíduo?

Vincule suas prioridades ao quadro geral.

Se atua na área de recursos humanos, por exemplo, ajude as pessoas a irromper de seus feudos e coordenar esforços com funcionários de outras áreas da empresa a fim de assegurar que as pessoas certas ocupem os cargos certos.

Afinal, ter pessoas inadequadas ocupando determinado cargo pode causar um efeito tremendamente danoso sobre os fundamentos dos negócios.

Se você trabalha com tecnologia da informação, talvez consiga criar vínculos com clientes e fornecedores a fim de que a empresa colabore com mais facilidade.

Caso atue como advogado interno, manter-se atualizado sobre as mudanças legislativas globalmente, e ficar alerta para novas oportunidades que talvez surjam como resultado, é muito importante.

Aqueles nas finanças, podem ajudar em várias decisões – se vale a pena acrescentar capacidade, como aperfeiçoar a precificação para melhores margens, onde aplicar melhor o caixa, etc. – …fornecendo informações precisas e pontuais.

As finanças também podem colaborar na hora de analisar as oportunidades de crescimento mais promissoras.

Desse modo, espero que você esteja convencido de que apenas sua excelência profissional não basta.

É necessário, assim como o vendedor ambulante, pensar do mesmo modo que um empreendedor.

Se fizer dessa forma, sua perspectiva funcional ou departamental se expandirá e você será capaz de enxergar o negócio como um todo.

Em consequência, seu pensamento se tornará mais criativo e você se sentirá fortalecido para questionar, sem medo da hierarquia ou de constrangimentos, durante as reuniões.

Peça à liderança de seu grupo que promova discussões sobre as leis universais dos negócios, os elementos básicos abordados a todo momento nesta obra.

Talvez você abra novos caminhos ao apresentar uma ideia inédita relacionada com o negócio total, ou talvez consiga auxiliar, apenas redefinindo um problema, trazendo à tona os pressupostos subjacentes e desafiando-os.

Frase de camiseta

“Ficar parado e não tomar nenhuma atitude, já é, por si só, uma decisão é muito perigosa” (Ram Charan)

Desafio Prático

Mesmo que você não seja um CEO ou líder, a partir de agora pense como seu CEO.

Pergunte-se honestamente:

Ganharemos dinheiro e seremos rentáveis dando aos clientes o que eles desejam?

A partir daí, examine a sua empresa de ponta a ponta, não importa a área de atuação.

Você provavelmente vai conseguir dividir em dois aspectos as atividades que foram observando.

O primeiro são atividades e recursos utilizados para produzir algum produto ou serviço.

O segundo aspecto são atividades ou recursos utilizados para vender o produto ou serviço que foi produzido.

Basicamente é uma turma produzindo algo e a outra turma tentando vender esse algo.

Avalie ambos os aspectos para encontrar oportunidades de crescimento.

Essa dica aí chama-se Caixa do Crescimento e ajuda a impactar em um dos quatro grandes fundamentos relacionado com a inovação e que o CEO quer que você saiba para aprofundar mais com o viés investigativo da sua própria empresa.

Faça essas quatro perguntas:

1- Como podemos satisfazer uma necessidade existente de nossos clientes?

2- Quais novas necessidades de nossos clientes existentes podemos satisfazer?

3- Devemos ir atrás de clientes novos com novas necessidades?

4- Como vender o que já temos para clientes novos?

Essas perguntas estão baseadas na caixa do crescimento, que possui quatro quadrantes clientes existentes clientes novos.

Novas necessidades e necessidades existentes e que certamente irão te deixar mais próximo de saber o que o CEO quer que você saiba.

Esse resumo substitui a leitura do livro ” O Que o CEO Quer Que Você Saiba

Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.

Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “O Que o CEO Quer Que Você Saiba” na íntegra.

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