40% das empresas não vão mais existir nos próximos dez anos.
A maioria das organizações que morreram recentemente não falharam apenas por fazer as coisas erradas. Elas falharam, principalmente, por fazer a mesma coisa certa durante muito tempo.
Resistência cultural à mudança está no cerne dessa questão.
Para debatermos sobre esse assunto, conversamos com o Sandro Magaldi sobre o livro “O Novo Código da Cultura“, escrito por ele em parceria com o José Salibi Neto.
OUÇA o resumo completo do livro 👇
[smart_track_player url=”https://api.spreaker.com/download/episode/19968183/t2063_o_novo_codigo_da_cultura_sandro_magaldi_e_jose_salibi_neto.mp3″ title=”O Novo Código da Cultura – Sandro Magaldi e José Salibi Neto | T2#063″ artist=”ResumoCast” social_gplus=”false” social_linkedin=”true” social_email=”true” ]
O que você vai aprender nesse episódio?
- Qual é o sistema mais poderoso de liderança;
- Erros mais comuns no processo de transformação cultural;
- O que é a cultura de uma organização;
- Os 8 tipos de cultura existentes;
- Framework do modelo cultural ideal de uma organização;
- A importância da cultura de aprendizado;
- Diferenças entre cultura e clima organizacional;
- O sistema iceberg que permeia todas as decisões de uma companhia;
- Como identificar a cultura de uma empresa;
- Os 4 elementos da transformação cultural de uma organização;
- O papel do CEO na transformação cultural;
- Cases de transformação cultural da Microsoft e do Magazine Luiza;
- A importância dos processos Top Down e Bottom Up na transformação cultural;
- A tecnologia como meio da cultura de inovação;
- Como a cultura de traduz em benefícios concretos para a empresa;
- Como a cultura de uma nação afeta a cultura das empresas;
Quem é Sandro Magaldi e José Salibi Neto?
Sandro Magaldi
Sandro Magaldi, nosso convidado nesse episódio, é cofundador do meuSucesso.com – plataforma de educação voltada para o empreendedorismo que impacta milhões de empreendedores mensalmente.
Atuou como Vice-Presidente de Clientes e Negócios do Grupo TV1 e como Diretor Comercial da HSM, onde interagiu com os principais experts mundiais do pensamento sobre gestão: Philip Kotler, Michael Porter, Jack Welch, Ram Charan, CK Prahalad, entre outros.
Além de ser pós-graduado pela ESPM e ter mestrado acadêmico em Administração pela PUC-SP, Sandro atuou por mais de 15 anos como professor do MBA da Escola de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Instituto de Administração (FIA) e Fundação Dom Cabral (FDC).
Como palestrante, Magaldi já fez apresentações em grandes empresas (
Oracle, Toyota, Unilever, Cimed, Coca Cola, Unimed Seguros etc.) e em eventos importantes, como ExpoManagement, Fórum Líderes de RH, Mídia Master Brasil, RD Summit, entre outros.
“Nenhuma vantagem competitiva é duradoura”
(Sandro Magaldi)
Ao todo, ele possui mais de 30 anos de experiência em liderança e vendas, sendo considerado um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do Brasil.
José Salibi Neto
José Salibi Neto foi o cofundador da HSM — empresa líder em Educação Executiva. No Brasil, quando se fala sobre conceitos de Gestão Contemporânea, seu nome sempre está associado.
Para você ter ideia, Salibi conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com grandes nomes e pensadores da gestão, como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter, Philip Kotler, Bill Clinton, Tony Blair, Al Gore e Rudolph Giuliani.
Em sua autobiografia, o renomado Philip Kotler — considerado o pai do Marketing —, dedica um capítulo inteiro ao trabalho de Salibi. Ele o chamou de “empresário extraordinário”.
Em relação a sua vida acadêmica, fez graduação na Moore School of Business (Universidade da Carolina do Sul, nos EUA) e obteve o MBA em International Business pela mesma instituição.
Inclusive, em 2009, recebeu dessa mesma universidade a maior honraria dada a um ex-aluno, o aclamado Distinguished Alumnus Award.
Como Coach e Master Coach, José Salibi Neto obteve seis certificações no Brasil e nos Estados Unidos.
Atualmente, ele atua como palestrante em eventos por todo o Brasil e dedica-se a ajudar empresas e profissionais a atingirem seus potenciais máximos, assim como a tomarem decisões que podem determinar o futuro de seus negócios e carreiras.
Além de ter sido mentor do fundador da Amil, Edson Bueno, seus clientes incluem empresas como Algar, Oracle, Ticket, Grupo MGB, Liberty Seguros e April Brasil Broker, Dasa, entre outras.
Livros publicados
Além de “O Novo Código da Cultura“, Sandro Magaldi e José Salibi Neto já publicaram mais 3 livros: “Movidos por Ideias“, “Gestão do Amanhã” (escute aqui no ResumoCast) e “O Que as Escolas de Negócios Não Ensinam” (ouça o resumo completo aqui).
Esse podcast substitui a leitura do livro “O Novo Código da Cultura“?
Nossa equipe se dedica muito para produzir o melhor conteúdo possível de cada livro que abordamos aqui.
Mas não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Por isso, além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia “O Novo Código da Cultura” na íntegra.
Faça como a maioria dos ouvintes que nos acompanham. Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!
Somos parceiros da Amazon, e quando você faz a compra através do nosso link (clique na capa do livro ☝️), a gente recebe uma pequena porcentagem da venda.
Deste modo, você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos gratuitos de qualidade e “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”!
E tem mais: além de respeitar as leis sobre os direitos autorais — tanto da editora como do autor —, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet.
“O Novo Código da Cultura” no YouTube