[smart_track_player url=”https://api.spreaker.com/download/episode/41171400/t3019_mindset_carol_dweck.mp3″ title=”Mindset – Carol Dweck | T3#019″ artist=”ResumoCast” social_gplus=”false” social_linkedin=”true” social_email=”true” ]
O mundo não é dividido entre sucessos e fracassos, mas sim entre os que aprendem e os que não aprendem.
No best-seller “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” a ph.D. Carol Dweck traz lições que vão te ajudar a reconhecer qual é o mindset que está orientando sua vida nesse momento e o que fazer para mudar.
OUÇA o resumo completo do livro no player acima!
O que você vai aprender nesse episódio
- O que é mindset?
- Qual a diferença entre mindset fixo e mindset de crescimento?
- Exercício prático para você identificar qual é o seu mindset
- Por que alguém deixa de aprender?
- Qual a consequência do medo de não ser inteligente?
- O que você faz quando as coisas ficam difíceis?
- Quando você se sente inteligente?
- O que é potencial e o que é talento?
- Cuidado com os elogios
- A cilada do “seu sucesso é o meu fracasso”
- Como não ser vítima da doença do CEO?
- A estratégia de contratação da NASA
- Como mudar o seu mindset?
- Para quem é esse livro?
- Frase para colocar em uma camiseta
- Desafio para o ouvinte
Para quem é esse livro?
Recomendamos esse livro pra quem ainda não se preocupou em estar sempre aprendendo coisas novas e também pra quem sente que está estagnado na carreira profissional.
3 ESTALOS do livro
Selecionamos 3 ideias do best-seller “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” que você vai escutar nesse episódio:
#1 ideia central
Grande parte do que você acredita ser a sua personalidade, na verdade é gerada por esse tal de “mindset”, que pode tanto lhe beneficiar como prejudicar — pessoal ou profissionalmente.
Esse grande best-seller está recheado de lições que vão te ajudar a reconhecer o mindset que está orientando sua vida nesse momento, compreender como isso funciona na prática e o que fazer para mudar.
#2 O que faz uma pessoa se tornar alguém que não aprende?
Se todos nascem com um intenso instinto de aprendizado, por que isso deixa de existir ao longo da vida de milhões de pessoas?
Os bebês não se preocupam em errar ou se humilhar. Todo bebê anda, cai, levanta. Simplesmente seguem adiante.
Logo que as crianças aprendem a se avaliar, algumas passam a ter medo de desafios. Elas passam a desenvolver o medo de não serem inteligentes.
A autora conta o exemplo de um teste que foi feito com crianças de 4 anos.
Nesse teste, os pesquisadores deram um quebra-cabeça para cada criança resolver — um quebra-cabeça simples, fácil. Depois, perguntaram para as crianças se elas queriam tentar resolver um quebra-cabeça mais difícil.
As crianças que foram identificadas com um mindset fixo recusaram o desafio, enquanto as crianças com mindset de crescimento aceitaram na hora, sem demora.
Mas por que isso?
Essa pesquisa chegou a conclusão que as crianças de mindset fixo querem ter certeza de que elas sempre terão êxito, sempre vão mandar bem em alguma tarefa ou atividade. Afinal, para elas pessoas inteligentes sempre devem ter sucesso.
Se as coisas forem muito desafiadoras— se não se sentirem inteligentes nem talentosas—, elas perdem o interesse.
Já para as crianças de mindset de crescimento, o sucesso significa desenvolvimento. Significa ficarem mais inteligentes.
Uma menina de 7 anos resumiu a questão (vou ler um trecho do livro):
“Acho que a inteligência é uma coisa que exige esforço para se conseguir […] não é simplesmente um dom […]. A maioria das crianças não se oferece para responder a uma pergunta se não tiver certeza da resposta. Mas eu geralmente levanto minha mão para responder, porque, se estiver errada, meu erro será corrigido. Ou então levanto a mão e pergunto: “Como posso resolver esse problema?”, ou “Não entendi bem. Você pode me ajudar?”. Fazendo isso, estou aumentando minha inteligência”.
#3 A doença do CEO
Reinar do alto de um pedestal e desejar ser considerado perfeito. Isso é muitas vezes chamado “doença do CEO”.
Lee Iacocca foi um caso grave dessa enfermidade.
Depois do sucesso inicial como chefão da Chrysler Motors, ele acabou deixando de aprender.
Como isso aconteceu? Ele continuou a produzir sempre os mesmos modelos de carros, só com uma pequena mudança ou outra — algo bem superficial.
Infelizmente, eram modelos de carros que ninguém queria mais. Enquanto isso, as firmas japonesas estavam repensando completamente qual deveria ser a aparência dos automóveis.
Resultado: os carros japoneses rapidamente conquistaram o mercado.
Os CEOs se veem constantemente diante dessa escolha.
Como CEO, o que eu faço? Identifico e encaro de frente minhas deficiências, que inclusive estão prejudicando o meu negócio, ou crio um mundo em que eu não tenho nenhuma deficiência?
Lee Iacocca escolheu a segunda opção. Ele se cercou de adoradores, mandava embora todos os críticos e rapidamente perdeu o contato com o rumo da empresa deveria seguir.
Traduzindo, ele se tornou uma pessoa que já não aprendia mais.
No mindset de crescimento, as pessoas não apenas buscam o desafio, mas prosperam com ele. Quanto maior o desafio, mais elas se desenvolvem.
Frases do livro para colocar em uma camiseta
“Quais são as oportunidades para aprendizado e crescimento hoje para mim e para as pessoas ao meu redor?”
“Não divido o mundo entre os fracos e os fortes, ou entre sucessos e fracassos […] divido o mundo entre os que aprendem e os que não aprendem”
“Se você passar pela vida fazendo somente o que é fácil, deve se envergonhar”
Quem é Carol Dweck?
O livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” foi publicado em 2006 e logo se tornou um grande best-seller.
A autora é a PH.D e professora na Universidade de Stanford, Carol Dweck.
Ela é considerada uma das maiores especialistas do mundo quando o assunto é personalidade, psicologia social e psicologia do desenvolvimento.
Esse podcast substitui a leitura do livro Mindset?
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo, recomendamos que você leia o best-seller “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” na íntegra.
Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler! É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.
Somos parceiros da Amazon, e quando você faz a compra através do nosso link (clique na capa do livro ☝️), a gente recebe uma pequena porcentagem da venda.
Assim, você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos gratuitos de qualidade e “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”.
E tem mais: além de respeitar as leis sobre os direitos autorais — tanto da editora como do autor —, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet.