Liderança – Daniel Goleman | T3#078

O que é mais importante para a liderança que obtém resultados: QI [quociente de inteligência] ou QE [quociente emocional]?

O paradoxo é que ambos importam, mas de formas bem diferentes.

Entenda melhor sobre isso no resumo que fizemos do livro “Liderança”, do autor best-seller Daniel Goleman.

Ouça o resumo completo no player acima e tenha bons aprendizados!

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Sobre o livro Unicórnio liderança

O livro “Liderança” foi publicado em 2015.

O autor é o psicólogo e jornalista Daniel Goleman, mundialmente conhecido pelo best-seller “Inteligência Emocional”.

Liderança é uma compilação dos textos de Goleman para a Harvard Business Review e outras publicações de negócios.

O livro reflete a evolução do pensamento do autor em relação a este assunto tão debatido nos dias atuais.

QI ou QE?

O que é mais importante para a liderança que obtém resultados:

QI [quociente de inteligência] ou QE [quociente emocional]?

O paradoxo é que ambos importam, mas de formas bem diferentes.

Não há dúvida de que o QI é a melhor forma de encaminhar as pessoas para as carreiras que lhes são mais adequadas: é preciso um QI com um desvio padrão (um QI de 115) para lidar com a complexidade cognitiva de profissões como medicina, direito ou contabilidade, ou para ser um executivo de alto nível.

No entanto, uma vez que as pessoas estejam nesses papéis, a capacidade do QI como previsor do sucesso decai gradualmente. 

Existe um “efeito piso” para o QI — todos nesses papéis foram selecionados por conta do QI alto, mas na hora de prever quem dentre essas pessoas extremamente inteligentes irá emergir como a mais produtiva, o melhor membro de equipe ou um líder destacado, a inteligência emocional passa a ter mais importância.

Os componentes da Inteligência Emocional

De acordo com Daniel Goleman, os componentes da inteligência emocional :

AUTOCONSCIÊNCIA

Significa uma compreensão profunda das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos. As pessoas com autoconsciência forte não são nem críticas demais nem irrealisticamente esperançosas. 

Pelo contrário, são honestas consigo e com os outros.

Pessoas com alto nível de autoconsciência reconhecem como seus sentimentos afetam a elas, as outras pessoas e seu desempenho profissional.

Desse modo, uma pessoa autoconsciente, que sabe que não consegue bons resultados sob prazos apertados, planeja seu tempo com cuidado e termina seu trabalho antecipadamente. 

AUTOGESTÃO 

Os Impulsos biológicos dirigem nossas emoções, e não podemos eliminá-los, mas podemos fazer muita coisa para administrá-los.

O autocontrole, que é como uma conversa interior contínua, é o componente da inteligência emocional que nos liberta de sermos prisioneiros de nossos sentimentos.

EMPATIA 

De todas as dimensões da inteligência emocional, a empatia é a mais facilmente reconhecida.

Todos nós já sentimos a empatia de um professor ou amigo sensível.

Todos fomos atingidos por sua ausência num chefe insensível.

Mas empatia não significa adotar as emoções das outras pessoas como suas próprias e tentar agradar a todos. Isso seria um pesadelo — tornaria qualquer ação impossível.

Pelo contrário, empatia significa levar em conta ponderadamente os sentimentos dos funcionários — junto com outros fatores — no processo de tomar decisões inteligentes.

HABILIDADE SOCIAL 

Os dois primeiros componentes da inteligência emocional são habilidades de autogestão.

Os dois últimos, empatia e habilidade social, envolvem a capacidade de uma pessoa se relacionar com outras.

A habilidade social não é tão simples como parece.

A habilidade social é a cordialidade com um propósito: conduzir as pessoas na direção que você deseja, seja a concordância com uma estratégia de marketing nova ou o entusiasmo com um novo produto.

Pessoas socialmente hábeis tendem a ter um amplo círculo de conhecidos e têm um dom para chegar a um denominador comum com pessoas de todos os tipos — um dom para desenvolver afinidades.

Habilidades interpessoais

Claro que o alto desempenho na vida acadêmica e as habilidades técnicas certas ainda importam.

Mas no mercado de trabalho atual os melhores empregadores estão em busca de algo mais. 

De acordo com Paul Wiseman, jornalista de economia da Associated Press, as empresas também “querem graduados com habilidades interpessoais”. 

As principais são: 

Trabalhar bem em equipe

Como um executivo contou certa vez a um consultor da McKinsey: “Nunca demiti um engenheiro por ser mau engenheiro, mas por não trabalhar bem em equipe.” 

Comunicações claras e eficazes

Isso requer uma forte empatia cognitiva, a capacidade de entender como a outra pessoa pensa.

Claro que boas habilidades de escuta também são importantes. 

Boa adaptação à mudança

Tal flexibilidade significa boa autogestão. 

Boa interação com uma grande variedade de pessoas

Isso inclui clientes e colegas de trabalho de outros grupos além de seu próprio e de outras culturas. 

Pensar claramente e resolver problemas sob pressão.

Uma combinação de autoconsciência, foco e rápida recuperação do estresse põe o cérebro em um estado ótimo para quaisquer habilidades cognitivas que sejam necessárias.

Esse resumo substitui a leitura do livro “Liderança”

Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.

Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Liderança” na íntegra.

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