Lean inception – Paulo Caroli | T3#097

Não importa o tamanho ou a área da empresa, todas se deparam com dúvidas e obstáculos na hora de lançar um novo produto.

Por onde começar?

Onde e por quem o produto será usado?

O que é realmente útil para o usuário?

Quais dessas funções são possíveis?

Esses são exemplos de algumas das questões que surgem durante o processo.

Porém, existe uma resposta para todas as dúvidas de modo rápido e extremamente eficaz: a Lean Inception!

Após mais de uma década trabalhando com inceptions,

Paulo desenvolveu o método que vai auxiliar você e sua equipe a colocar as ideias em ação!

Além disso, aqui você também aprenderá o que é um MVP (Minimum Viable Product) e como construi-lo para alcançar o sucesso do seu negócio.

Ouça o resumo completo do livro “Lean Inception no player acima e tenha bons aprendizados!

Você também pode escutar o ResumoCast no SpotifyApple PodcastsYouTube ou em qualquer agregador de podcasts da sua preferência.

Sobre o livro Lean Inception

O Livro Lean Inception foi publicado em 2018 e se tornou um best-seller internacional.

O autor é Paulo Caroli, engenheiro de software, autor, palestrante, consultor e cofundador da AgileBrazil.

Paulo possui mais de vinte anos de experiência em desenvolvimento de software, trabalhando em diversas corporações no Brasil, nos Estados Unidos, na Índia, e em outros países da América Latina e da Europa.

Ideia Central

A mensagem central do livro Lean Inception é exatamente o subtítulo:

“Como alinhar as pessoas e construir o produto certo”.

Há alguns anos está acontecendo uma evolução, que está vindo do Vale do Silício, de uma forma melhor se trabalhar, especialmente para startups e empresas que têm produtos digitais.

Lean Inception Paulo Carolo

O que é um MVP?

Uma nova forma de criar e evoluir produtos, entregando somente o mínimo viável, tem sido fundamental para ajudar milhares de empreendedores a lançar produtos fantásticos.

Veja os exemplos de sucesso como o iPhone, o Facebook, o Spotify, o Airbnb, o EasyTaxi, dentre vários outros.

Seus idealizadores trabalham dessa forma desde o início dos tempos, quando esses produtos ainda não eram (extremamente) famosos.

Os benefícios de entregar o mínimo viável irão ajudá-lo a levar o produto ao mercado muito mais rápido, a minimizar os gastos e a evoluir o produto baseado na necessidade real dos seus usuários.

A excelente ideia de criar somente o mínimo viável de um produto tem um nome e apelido: produto mínimo viável e MVP (do inglês, minimum viable product).

MVP é a versão mais simples de um produto que pode ser disponibilizada para a validação de um pequeno conjunto de hipóteses sobre o negócio.

Basicamente, você não quer desperdiçar tempo, dinheiro e esforço construindo um produto que não vai atender às expectativas.

Para isso, é preciso entender e validar as hipóteses sobre o negócio.

O MVP ajuda nessa validação e no aprendizado da forma mais rápida possível.

Diferentemente de produtos criados da forma tradicional, normalmente com um período longo de criação de protótipo, análise e elaboração, o objetivo do MVP é somente a validação do primeiro passo, do produto mínimo, bem menos elaborado do que a versão final.

O MVP foca o mínimo – porém viável – para verificar se o direcionamento está correto.

Esse é o conjunto inicial de funcionalidades necessárias para o processo de validação de hipóteses e aprendizagem sobre o negócio.

MVP não significa que o produto não vá evoluir e que suas funcionalidades não serão incrementadas.

Muito pelo contrário: a ideia por trás de MVP é o desenvolvimento validado e guiado pelos resultados iniciais.

A correção ou a confirmação do curso que foi desenhado inicialmente é que vai guiar os próximos passos.

Esses incrementos também são MVPs: novos produtos mínimos adicionados aos produtos mínimos já validados.

Sim, produtos mínimos mais uma vez, entretanto viáveis para fazer novas verificações sobre o direcionamento.

O produto, agora, é mais desenvolvido, talvez com uma base maior de usuários, permitindo validar novas hipóteses, ainda mais elaboradas.

É muito importante compreender que o MVP promove uma criação evolutiva.

Logo, a arquitetura, bem como o ferramental de construção do produto, deve permitir a evolução gradual e contínua.

Lean Inception Paulo Carolo

O fator “uau!”

O fator “uau” é aquilo que diferencia o seu produto no mercado, aquilo que conquista seus usuários e os transforma em ávidos promotores do produto.

Aquilo que, literalmente, faz as pessoas dizerem “uau!”.

Pense no iPhone quando foi lançado.

Ele tinha o fator “uau”.

Seus usuários falaram: “UAU! Tela cheia, touch screen… olha que legal!”.

Pense nas primeiras pessoas que pediram táxi via um site.

Elas falaram: “UAU, foi só colocar meu endereço, clicar o.k. e o táxi chegou!”.

O fator “uau” é importante para um produto de sucesso e, para um MVP, é mais importante ainda!

Veja o exemplo do iPhone 1, o MVP do iPhone.

Ele não tinha aplicativos de terceiros (a plataforma de aplicativos nem estava pronta) e muito menos integração com GPS, e as ligações eram piores do que nos aparelhos concorrentes.

Mas o iPhone 1 tinha o fator “uau”.

As pessoas usavam e davam feedback.

Seus usuários – os early adopters – eram os principais promotores do produto.

As pessoas fizeram fila para o lançamento do iPhone 2, do iPhone 3, e assim por diante.

Isso por causa do fator “uau”, que transforma usuários em promotores, ampliando a expectativa e o desejo para o próximo lançamento.

Assim deve ser com os MVPs. Cada um deve ter os fatores factível, valioso, usável e “uau”.

Lean Inception Paulo Carolo

Lean Inception e MVP

O Lean Inception propõe um processo colaborativo de descoberta e esclarecimento no qual as pessoas envolvidas trabalham juntas em uma sequência de atividades para compreender opções e elaborar um MVP.

Em uma única semana de trabalho colaborativo, a equipe vai entender os objetivos do produto, os principais usuários e o escopo funcional de alto nível, tal que a duração do projeto possa ser estimada e uma estratégia de lançamento incremental de MVPs possa ser identificada.

Durante a Lean Inception, atividades dinâmicas acontecem para definir objetivos, estratégias e definição do produto, bem como mapear e priorizar as funcionalidades desejáveis para serem entregues gradualmente, construindo os MVPs.

O principal objetivo do workshop é fazer com que a equipe descubra e compreenda coletivamente o que vai ser desenvolvido.

No final, o time deve estar mais entrosado e deve obter uma visão clara do caminho a ser seguido.

O workshop Lean Inception direciona os participantes a entender e planejar a entrega incremental do produto, focando o MVP.

O workshop organiza ideias e recursos em um modelo que busca entender a principal finalidade do produto, considerando as jornadas dos usuários para realizar as entregas incrementais de produtos viáveis.

Como um livro de receitas, com uma sequência de atividades rápidas e eficazes, a Lean Inception vai permitir que a equipe:

  • Descreva a visão do produto;
  • Priorize os objetivos do produto;
  • Descreva os principais usuários, seus perfis e suas necessidades;
  • Explore as principais funcionalidades;
  • Compreenda os níveis de incerteza, esforço, valor para o usuário e valor de negócio por funcionalidade;
  • Descreva as jornadas mais importantes dos usuários;
  • Crie um plano de entrega incremental do produto, impulsionado pelo conceito de MVP.
Lean Inception Paulo Carolo

Canvas MVP

O Canvas MVP foi concebido como uma atividade da Lean Inception, sendo a última do workshop.

Entretanto, ela pode ser utilizada independente da sequência de atividades da Lean Inception.

Nele nós vamos detalhar o MVP e as suas funcionalidades, sob as perspectivas de Design Thinking e do Lean Startup.

O Canvas MVP é dividido em sete blocos.

A seguir, as perguntas que devem ser respondidas em cada um deles, na ordem indicada:

  1. Proposta do MVP – Qual é a proposta deste MVP?
  2. Personas segmentadas – Para quem é este MVP? Podemos segmentar e testar este MVP em um grupo menor?
  3. Jornadas – Quais jornadas são atendidas ou melhoradas com este MVP?
  4. Funcionalidades – O que vamos construir neste MVP? Que ações serão simplificadas ou melhoradas neste MVP?
  5. Resultado esperado – Que aprendizado ou resultado estamos buscando neste MVP?
  6. Métricas para validar as hipóteses do negócio – Como podemos medir os resultados deste MVP?
  7. Custo e Cronograma – Qual é o custo e a data prevista para a entrega deste MVP?

Vamos ver agora um exemplo de proposta de MVP.

Então a proposta é validar se moradores do bairro Madureira chamariam táxi pelo site.

Essa proposta é muito próxima a história da EasyTaxi em 2011: “o aplicativo começou com um MVP ‘concierge’.

A equipe de fundadores disponibilizava uma página na internet para que usuários inserissem manualmente o endereço no qual estavam – e um clique no botão ‘Chamar meu taxi’ gerava o e-mail para os sócios.

Eles, assim que recebiam a mensagem, ligavam para as cooperativas pedindo um táxi para o endereço.

Bingo!

Com isso, tudo começou!

Os fundadores haviam validado uma hipótese básica: muitas pessoas estavam dispostas a usar um serviço que chamaria táxis para elas”.

Lean Inception Paulo Carolo

Para Quem é Esse livro?

O livro “Lean Inception” é voltado para empreendedores em startups ou grandes corporações que até já têm um modelo de negócios, porém estão com dificuldade na hora de dar os próximos pequenos passos para criar um MVP.

Frase de camiseta

“Pense grande, comece pequeno, aprenda rápido.”

Desafio

Você não sabe o que seu usuário quer.

Você supõe que sabe o que ele quer.

Muitas vezes nem os usuários sabem o que eles querem.

Então, aceite que você vive em um mundo hipotético, e valide suas hipóteses, conforme explicada no áudio desse episódio.

Valide sua hipótese de crescimento, e valide essa hipótese logo.

Esse resumo substitui a leitura do livro “Lean Inception”?

Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.

Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Lean Inception” na íntegra.

Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!

É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.

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O Clube do Livro é uma atividade promovida pelo ResumoCast, em que um grupo de ouvintes (tribers apoiadores) é desafiado a ler e resumir capítulos de livros e debatê-los em grupo semanalmente. 

No Clube do Livro todos os participantes têm a oportunidade de:

  • Formar o hábito da leitura;
  • Melhorar a retenção do conteúdo que leu;
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