[amazon_link asins=’B00FIEJK1I’ template=’ProductAd’ store=’resumocast05-20′ marketplace=’BR’ link_id=’f59de2f8-fc6d-11e8-bfd4-2940452afcc3′]
Todo empreendedor sabe muito bem que, para um negócio próprio alcançar resultados exponenciais em um mercado altamente competitivo, é necessário investir bastante.
É nesse momento que o Investidor Anjo entra em cena. Mas qual é o momento certo de procurar e como despertar a atenção de um Investidor Anjo? Qual é exatamente o papel dele?
Para esclarecer essas dúvidas e explicar melhor sobre como funciona os investimentos no mundo do empreendedorismo, convidamos o empreendedor, investidor, fundador da Anjos do Brasil e autor, Cassio Spina, e debatemos os melhores insights do seu livro “Investidor Anjo”.
OUÇA o episódio completo no player abaixo e DEIXE SUA OPINIÃO ou SUAS DÚVIDAS nos comentários!
[smart_track_player url=”https://api.spreaker.com/download/episode/16368878/t2_014_investidor_anjo_cassio_spina.mp3″ title=”Investidor Anjo – Cassio Spina | T2#014″ artist=”ResumoCast” social_gplus=”false” social_linkedin=”true” social_email=”true” ]
Você também pode ouvir e assinar gratuitamente o ResumoCast em seu aplicativo favorito de podcasts, incluindo o Apple Podcasts, Google Podcasts, Spotify, Deezer ou CastBox.
O que é um Investidor Anjo e como ele contribui para um negócio?
Normalmente, o Investidor Anjo é uma pessoa física — empresário, empreendedor, executivo ou profissional liberal —, que já trilhou uma carreira de sucesso.
Esse perfil de investidor gosta de apoiar o ecossistema, buscam diversificar seu patrimônio e usar seu conhecimento para encontrar novas oportunidades de investimento.
Um Investidor Anjo tem como iniciativa apoiar empresas que estão em sua final de validação, mas que possuem alto potencial de crescimento.
Esse é o caso das mais de 4.200 startups existentes no Brasil atualmente.
Além disso, um Investidor Anjo possui capital para fazer esse investimento. Mas não se engane: nem sempre esse tipo de investidor possui grandes fortunas.
Segundo a Anjos do Brasil, organização sem fins lucrativos fundada em 2011 pelo nosso convidado, Cassio Spina, existem 7 mil Investidores Anjos no país.
Cada um deles está disposto a investir pelo menos R$ 50 mil. Isso significa oportunidade para o seu negócio próprio.

Porém, isso não acontece de graça. O investimento anjo não é uma atividade filantrópica ou com fins puramente sociais. É claro que eles querem retorno.
Como disse Maria Rita Spina, diretora Anjos do Brasil, em uma entrevista para a revista PEGN: “Quem investe como anjo, é por retorno financeiro, sim, mas nunca só por isso”.
Esse tipo de investidor também está em busca de uma solução de grande impacto positivo para a sociedade através da geração de oportunidades de trabalho e de renda.
“Não dá para você só aplicar recurso na startup. Realmente você tem que ter um propósito. Qual que é a contribuição para esse ecossistema”, diz Cláudia Lopes, investidora anjo, também em uma entrevista para a PEGN.
Um Investidor Anjo contribui de duas maneiras principais:
- Capital financeiro, que gira em torno de 5% a 10% do patrimônio que ele detém;
- Experiência de mercado, conhecimentos (know-how) e rede de relacionamento (networking).
Qual é o momento certo de ir atrás de um Investidor Anjo e como despertar sua atenção?
Se você é um empreendedor e está em busca desse apoio, já tem que saber logo de cara: ter apenas uma ideia não abre nem a porta de um investidor anjo.
É preciso que o seu negócio já esteja alguns passos adiante. O que vale é realização.
Outro ponto importante é você estar preparado para mostrar consistência e causar uma boa impressão.
Neste momento, saber como apresentar um bom pitch é fundamental.

E, por falar nesse assunto, se você tem uma startup ou uma ideia de negócio e quer fazer o seu pitch para milhares de pessoas, acesse o novo canal que estamos criando, o PitchCast.
Com isso, você pode despertar o interesse de possíveis investidores, sócios, parceiros comerciais, freelancers e outros tipos de pessoas que podem gostar da sua ideia ou do seu projeto e vir a trabalhar com você, ou até mesmo tornarem-se seus clientes.
Para saber mais informações sobre esse novo projeto, clique aqui.
Conheça o autor e nosso convidado
Cassio Spina foi empreendedor na área de tecnologia por 25 anos, tendo fundado sua primeira empresa aos 19 anos.
Atualmente, ele é advisor em M&A para empresas em estágio de crescimento e em Corporate Venture para grandes empresas e investidor anjo em novos negócios (startups).
Também é fundador da Anjos do Brasil, entidade criada para fomentar o investimento-anjo para apoio ao empreendedorismo de inovação brasileiro.

Ele já possui dois livros publicados: “Investidor-Anjo – Como Conseguir Investimento para seu Negócio” e “Dicas e Segredos para Empreendedores“.
Para conhecer mais sobre a Anjos do Brasil, acesse anjosdobrasil.net.
Leia o livro “Investidor Anjo”
Nós recomendamos que, além de acompanhar este episódio do podcast, você leia o livro “Investidor Anjo” na íntegra!

Ao comprar através do nosso link na loja da Amazon (clique na capa do livro ☝️), a gente recebe uma porcentagem da venda. Assim, você nos ajuda a continuar “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”!
Além disso, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet, deixando de burlar as leis sobre os direitos autorais, tanto da editora como dos autores.
Você também pode acessar este link para pesquisar e comprar qualquer outro livro de seu interesse.
O que é o ResumoCast?
O ResumoCast é o primeiro podcast do Brasil que resume e debate os melhores livros sobre negócios e empreendedorismo semanalmente. Nós vamos “empoderar a humanidade com o conhecimento dos livros”!