[smart_track_player url=”https://api.spreaker.com/download/episode/41305856/t3020_independencia_financeira_cashflow_robert_kiyosaky.mp3″ title=”Independência Financeira – Robert Kiyosaki | T3#020″ artist=”ResumoCast” social_gplus=”false” social_linkedin=”true” social_email=”true” ]
Aprender a investir é mais importante do que aprender uma profissão.
Em “Independência Financeira: O Guia da Libertação” — continuação do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre” — o autor Robert Kiyosaki apresenta os 4 quadrantes do fluxo de caixa (empregado, autônomo, dono de negócios e investidor) e também revela o caminho para que você faça parte dos quadrantes onde a riqueza e a prosperidade realmente acontecem.
OUÇA o resumo completo do livro no player acima!
O que você vai aprender nesse episódio
- Como funciona os 4 quadrantes do fluxo de caixa
- Em qual dos quadrantes a liberdade financeira acontece
- Qual é o vocabulário do dinheiro?
- Diferença entre trabalho e propósito
- Definição e origem da palavra “trabalho”
- O que é prosperidade?
- Por que mudar de quadrante não é fácil?
- A batalha interna entre medo e ambição
- Qual é o problema na educação tradicional em relação ao dinheiro?
- Dicas para você aprender o vocabulário financeiro
- O que perguntar para o seu corretor de ações?
- Qual a diferença entre empresas do quadrante A e do quadrante D?
- 3 tipos de sistemas de negócio existentes
- 7 passos para a independência financeira
- Para quem é esse livro?
- Frase do livro para colocar na camiseta
- Desafio para o ouvinte
Para quem é esse livro?
Recomendamos esse livro para pessoas que estão cansadas da falácia da segurança do emprego fixo e querem finalmente atingir independência financeira através de empreendimentos e investimentos.
3 ESTALOS do livro
Selecionamos 3 ideias do livro “Independência Financeira: O Guia da Libertação” que você vai escutar nesse episódio:
#1 ideia central
Trabalhar ou estudar cada vez mais não traz a independência financeira.
Primeiro, é preciso entender a narrativa básica que o mundo moderno aceita quando o assunto é ganhar dinheiro.
Depois, você precisa aumentar a sua inteligência financeira e escolher em qual quadrante de fluxo de caixa quer permanecer.
Os quadrantes determinam se você vai trocar as suas horas por dinheiro ou construir negócios e investimentos que fazem o dinheiro trabalhar para você.
#2 Qual é o seu vocabulário?
Quando o assunto é dinheiro e trabalho, podemos identificar qual é o quadrante de cada ser humano apenas prestando atenção ao que as pessoas falam.
Uma pessoa do quadrante E (Empregado) diria: “Estou procurando um emprego seguro, sólido, com um bom salário e excelentes benefícios.”
Uma pessoa do quadrante A (Autônomo) diria: “Cobro R$35 por hora”, “Normalmente, a minha comissão é de 6% sobre o preço total”, “Não estou conseguindo encontrar pessoas que queiram trabalhar e fazer o trabalho direito” ou “Estou há mais de 20 horas neste projeto”.
Já uma pessoa do quadrante D (Dono de grandes negócios) diria: “Estou procurando um novo presidente para administrar a minha empresa.”
Por fim, alguém que atue no quadrante I (Investidor) diria: “O meu fluxo de caixa é baseado na taxa interna ou na taxa líquida de rentabilidade?”
#3 Mudar Não é Fácil
Para o autor Robert Kiyosaki, mudar de quadrante foi um trabalho difícil, principalmente no lado mental.
Mudar de quadrante é uma questão de mudar quem você é, e não somente o que você faz. É uma mudança de mentalidade e de identidade.
Por exemplo, imagine uma uma pessoa com excesso de peso e que quer emagrecer.
Provavelmente ela sabe que precisa comer menos e se exercitar mais. Fazer uma dieta e praticar exercícios pode ser mentalmente lógico, mas muitas pessoas acima do peso comem para alimentar o vazio emocional que existe em suas vidas.
Por isso, essa mudança de mindset antes de tudo é um trabalho interno.
Trecho do livro:
“Tendo crescido em uma família de empregados altamente instruídos do quadrante E, eu carregava seus valores sobre educação, emprego, benefícios e assistência do governo.
De muitas maneiras, os valores da minha família dificultaram a minha transição. Tive que me livrar dos seus conselhos, preocupações e críticas sobre me tornar um empreendedor e investidor.
Alguns dos valores que tive que eliminar foram: “Mas você precisa de um emprego.” “Você está assumindo muitos riscos.” “E se você falhar?” “Apenas volte para a universidade e faça um mestrado.” “Torne-se um médico. Eles ganham muito dinheiro.” “Os ricos são gananciosos.” “Por que o dinheiro é tão importante para você?” “O dinheiro não vai torná-lo feliz.” “Viva sempre abaixo das suas posses.” “Busque segurança. Não siga seus sonhos.”
Uma pessoa pode ser altamente instruída do ponto de vista mental, mas se não for emocionalmente educada, é bem provável que o seu medo te atrapalhe para o que você deve fazer, e assim você acaba não se tornando a pessoa que você precisa ser para conquistar, nesse caso, a sua liberdade financeira.
Mudar de quadrante não é a mesma coisa que mudar de emprego ou de profissão.
Mudar de quadrante é com frequência uma transformação crucial em quem você é, incluindo sua maneira de pensar e de olhar o mundo.
Frases do livro para colocar em uma camiseta
“A única diferença entre uma pessoa rica e uma pobre, é o que elas fazem no seu tempo livre”
“Liberdade financeira pode ser de graça, mas não vem barato”
“Aprender a investir é mais importante do que aprender uma profissão”
Quem é Robert Kiyosaki?
O livro “Independência Financeira: O Guia Para a Libertação” foi publicado no Brasil em 2017.
O autor é o famoso empreendedor, investidor, educador e escritor, Robert Kiyosaki, mundialmente conhecido pelo best-seller “Pai Rico, Pai Pobre“, que já abordamos aqui no ResumoCast.
Ao todo, os livros de Kiyosaki já venderam mais de 30 milhões de exemplares nos 4 cantos do planeta.
Esse podcast substitui a leitura do livro Independência Financeira?
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo, recomendamos que você leia o livro “Independência Financeira” na íntegra.
Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler! É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.
Somos parceiros da Amazon, e quando você faz a compra através do nosso link (clique na capa do livro ☝️), a gente recebe uma pequena porcentagem da venda.
Assim, você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos gratuitos de qualidade e “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”.
E tem mais: além de respeitar as leis sobre os direitos autorais — tanto da editora como do autor —, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet.