Foi lançada na Quinta-feira 27.01.22 a Gutenberg Ventures que é a primeira Venture Builder dedicada a encontrar e acelerar startups do metaverso.
A metodologia utilizada é o Venture Building 4.0 idealizado pela maior rede de venture building da América Latina, a FCJ que já implementou outras 30 verticais desse modelo de programa.
A Gutenberg pretende montar um portfólio de 30 startups em um período de 5 anos, todas elas com soluções para as demandas do metaverso.
O grande diferencial do modelo da Gutenberg, para as startups que enfrentam o temido “Vale da Morte” é receber um apoio operacional em sprints semanais durante um período médio de 5 anos que é muito mais longo do que programas de aceleração do mercado.
Isso dá um fôlego para os times de empreendedores pois eles não precisam entregar todos os resultados de forma abrupta como acontece em aceleradoras tradicionais.
Os sprints semanais com os analistas de inovação da Gutenberg utilizam metodologias ágeis e técnicas de growth onde as startups do portfólio da venture builder recebem suporte operacional e estratégico de marketing, vendas, administrativo, contábil e jurídico.
Além de ter acesso aos executivos da rede FCJ as startups da Gutenberg recebem benefícios, ou perks, no valor de 500 mil reais, e um network em um ecossistema com mais de 100 startups e 500 investidores.
O modelo de ventures Building 4.0 não prevê aportes financeiros nas startups, mas as entregas da equipe operacional da venture builder se aproximam a 1 milhão de reais em um período de 5 anos.
Dentre elas planejamento estratégico de futuras rodadas de captação, apoio na abertura de mercado e primeiras vendas.
Para conhecer mais sobre a Gutenberg visite https://gutenbergventures.com