Gestão Profissional na Prática – Filipe Colombo | T3#051

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Quando se fala em gestão de negócios, uma coisa é fato:

A vida de um gestor não é fácil…

Como elevar o nível de excelência do seu negócio, acompanhar as métricas que fazem a diferença para o crescimento e fortalecer a cultura da empresa?

A dura verdade é que não basta ser apenas empreendedor.

Para ter sucesso no mundo do empreendedorismo, você também precisa aprender a ser um empresário.

Nesse resumo do livro Gestão Profissional na Prática, do autor best-seller e CEO da Anjo Tintas, Filipe Colombo, você vai aprender sobre os 3 grandes pilares para o crescimento de uma empresa: vendas, gestão de pessoas e gestão de indicadores.

Ouça o resumo completo do livro no player acima ou assista o vídeo abaixo e tenha bons aprendizados!

Você também pode escutar o ResumoCast no Spotify, Apple Podcasts ou no YouTube.

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Sobre o livro Gestão Profissional na Prática

O livro “Gestão Profissional na Prática” foi publicado em 2021.

O autor é o CEO da Anjo Tintas, Filipe Colombo, que possui mais de 17 anos de experiência em gestão de negócios.

Nessa obra, além de conhecer sua trajetória de sucesso no mundo dos negócios, você também vai aprender dicas importantes sobre os 3 pilares fundamentais para o crescimento de uma empresa: vendas, gestão de pessoas e gestão de indicadores.

Ideia central do livro

O Brasil é um país que tem os maiores índices do mundo de aberturas de novas empresas.

Mesmo em um ano turbulento devido a pandemia de covid-19, chegamos ao maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos!

Porém, o cenário que vemos 5 anos após a abertura das empresas não é nada animador: de cada 10 novos negócios, 6 acabam fechando.

Isso acontece porque estamos cheios de empreendedores, mas não de empresários.

Abrir um negócio é uma coisa, fazer a gestão e levar esse negócio a ser algo grandioso são outros 500.

O crescimento de uma empresa é a consequência de ser excelente em 3 pilares fundamentais: vendas, gestão de pessoas e gestão de indicadores.

Se você quer não apenas abrir um negócio próprio, mas sim fazer ele crescer de maneira sustentável a longo prazo sem precisar que você fique na empresa a todo momento, esse livro pode te mostrar o caminho.

Filipe Colombo, CEO da Anjo Tintas

7 lições para empresários

Imagine que você é filho ou filha do dono de uma ótima empresa.

Na sua opinião, será que o seu caminho até se tornar o CEO empresa poderia ser mais fácil que o normal?

Se a sua resposta foi “sim”, então saiba que esse não foi o caso do autor deste livro.

Mesmo sendo filho do dono da Anjo Tintas, Filipe Colombo teve que ralar muito para se capacitar e realmente merecer o cargo de CEO da empresa.

Ele começou lá de baixo, entrando no processo seletivo como qualquer pessoa, passando por todos os setores da empresa, errando, aprendendo e ganhando experiência ao longo dos anos.

Além disso, buscou conhecimento e se capacitou, inclusive estudando e ganhando certificações importantes fora do Brasil.

No livro ele diz que foram anos fundamentais, de muito trabalho, para entender toda a complexidade que existe na engrenagem por trás de toda empresa que realmente quer alcançar o sucesso.

E logo nos primeiros capítulos o autor compartilha 7 lições para empresários.

Vamos ver cada uma delas:

Lição #1 – Separe as contas de pessoa física e jurídica

Tenha em mente que as suas contas não podem ser as da sua empresa. Defina um “salário” de acordo com a realidade da empresa e siga isso à risca. Lembre-se: seu salário não é o lucro da empresa obtido no fim do mês.

Lição #2 – Marketing é quase tudo

Hoje em dia, não basta apenas investir fazendo anúncios e propagandas. É preciso entender toda a jornada do consumidor, e também usar a força dos seus clientes quando eles postam nas redes sociais falando bem do seu negócio.

Lição #3 – Cuide bem da imagem pessoal

A aparência é o seu primeiro cartão de visita, seja pessoalmente ou online. Faz parte do seu marketing. Por isso, vista-se adequadamente e tenha cuidado com suas atitudes.

Lição #4 – Estabeleça metas

Um barco que não sabe onde quer chegar tem mais probabilidades de ficar à deriva e, uma hora ou outra, afundar. Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo, e não deixe elas escondidas na gaveta.

Lição #5 – O simples é genial

Criar processos e sistemas não precisa ser algo complexo ou mirabolante. Crie indicadores fáceis de serem medidos e acompanhados. Quanto mais simples forem os processos, melhor.

Lição #6 – Não dê espaço para o ego

Ego é a imagem que a pessoa tem de si mesma. Quando ele te faz achar que está acima das pessoas, isso pode ser um perigo. Um gestor não pode dar espaço para mimimi, vitimismo ou sofrimento acentuado. E, além disso, não tenha vergonha de dizer “eu não sei”.

Lição #7 – Busque aconselhamento

Não deixe de procurar pessoas para trocar ideias, aconselhar-se, ouvir experiências diferentes das suas e aprender. Alguns conselhos que você vai receber ao longo da vida podem não servir para você ou para a sua empresa. Mas, se no meio deles tiver algo genial, essa ideia pode mudar tudo!

E, como lição bônus, fica a dica: você, como CEO ou gestor de um negócio, precisa se aprimorar a todo momento. O conhecimento que você tem hoje não será o suficiente para liderar a empresa no dia de amanhã.

E lembre-se que formar sucessores é a melhor maneira de garantir que a cultura organizacional prevaleça a longo prazo.

Você tem se preocupado em formar seus sucessores?

Se você não aparecer na empresa, ela continua crescendo?

Vendas

A área de vendas é a porta de entrada de receita de todo negócio.

Investir mais na seleção, capacitação, motivação e desenvolvimento da equipe de vendas da sua empresa é fundamental.

Até porque não existe excelência sem treinamento.

Mesmo com o crescimento do e-commerce, ter contato cara a cara com os clientes de alguma forma é algo imprescindível.

Isso gera confiança, empatia, afinidade e o mais importante: a fidelidade.

Para isso, é preciso que o vendedor entenda a fundo as necessidades dos clientes.

E tem mais: não adianta somente vender, se você não faz follow-up.

Imagine a seguinte situação: você conheceu uma pessoa interessante e está trocando mensagens com ela há semanas.Eis que, finalmente, vocês decidem se encontrar.

O encontro é fantástico e dá tudo certo.

Ambos gostaram do tempo que passaram juntos. No fim da noite, acontece o momento mais esperado: o beijo.

No dia seguinte, você tem duas opções: a primeira é ligar, enviar uma mensagem ou até um email para a pessoa, bater um papo e estreitar a relação para marcar um novo encontro.

A segunda opção é você nunca mais falar com a pessoa.

Se você quiser repetir a dose, vai escolher a primeira opção.

Certo?

Ou seja, você vai fazer o follow-up.

De acordo com as informações que o livro traz, 48% dos vendedores não fazem follow-up.

Dos que fazem, apenas 10% passam do terceiro follow-up com seus clientes.

E no seu negócio… Existe um processo bem definido de follow-up dos seus clientes antes e depois da venda?

Faz quanto tempo que você não fala com seus clientes?

Se tem algo que pode ser melhorado nesse processo, é melhor agir agora. Depois que eles saírem pela porta, pode ser tarde demais.

Gestão de indicadores

Existe uma série de informações acontecendo nos bastidores de uma empresa.

Muitos desses números passam despercebidos por parte dos líderes, e isso é um erro que pode ser fatal.

Os famosos KPIs podem ser a solução que você precisava para enxergar melhor o teu negócio e tomar as melhores decisões a partir de um painel que te permite visualizar os resultados da empresa com um olhar muito mais amplo.

O termo KPIs vem do inglês (Key Performance Indicators).

Com base neles, é possível avaliar tendências, ter mais foco para corrigir os setores ou processos mais necessitados, e ver se o negócio está realmente crescendo e alcançando as metas mais importantes.

Imagine os KPIs como um grande placar em que você acompanha os resultados de um jogo.

Nesse caso, o melhor jogo, que é o seu negócio!

A partir desse placar, é possível ver qual são os melhores jogadores em campo, quem ou qual setor não está rendendo bem, o esforço da equipe como um todo, e o mais importante: o resultado final do jogo.

Uma vez definidos os KPIs, o alerta do autor é: não carregue todos eles só nas suas costas!

Aprenda a delegar essa responsabilidade.

Cada KPI deve ter um dono, uma espécie de xerife, que vai não somente acompanhar um determinado número, mas também ter a autonomia para tomar as decisões necessárias para melhorar a performance desse indicador.

É daí que surgem os experimentos. E dos experimentos, pode vir a inovação.

E você… sabe na ponta da língua quais são os indicadores mais importantes do seu negócio?

Gestão de Pessoas

Na Pesquisa dos Empreendedores Brasileiros, realizada pela Endeavor, a gestão de pessoas foi a maior dor para todos os grupos de empreendedores.

Um dos grandes desafios da liderança é construir e manter uma equipe com pessoas que se conectem com a alma da empresa. Se isso não acontecer, provavelmente seus colaboradores não vão criar responsabilidade e nem fome de ir atrás das metas.

O autor diz que, para fazer essa conexão, na Anjo Tintas eles utilizam a Filosofia Clínica, que trabalha as questões da filosofia ocidental, mas direcionada às pessoas.

Não são considerados conceitos de doença, tipologia e patologia, mas sim modos diferentes de existir e agir. Ou seja, a história de cada pessoa.

Na Filosofia Clínica não se fala em cura, mas sim em cuidados que ajudam a resolver questões existenciais da pessoa de acordo com o momento que ela vive.

Filipe diz no livro que, na Anjo, essa abordagem ajuda em três frentes:

A primeira é a contratação, facilitando a identificação de profissionais que tenham os valores alinhados à cultura da empresa.

A segunda frente é o treinamento dos colaboradores para alinhar a equipe como um todo.

E, por fim, a terceira frente é a retenção de talentos.

Nesse caso, por meio da Filosofia Clínica é possível entender melhor o perfil de cada profissional, e determinar se o setor em que ele trabalha é realmente o ideal para ele.

Algumas das outras dicas que o autor compartilha são:

  1. Crie um ambiente de conhecimento compartilhado. Afinal, se o seu conhecimento for o topo da organização, como sua empresa vai crescer?
  2. O erro vira aprendizado – Uma equipe que não erra, das duas uma: ou não está inovando ou não está se arriscando a melhorar.
  3. Profissionais capacitados – Pior que treinar um colaborador e ele sair, é não treiná-lo e ele ficar na empresa.

Agora, pense e responda: De 0 a 10, qual é a nota que você dá para o modelo de gestão na sua empresa?

O que não está funcionando? Como você pode resolver esse problema?

São perguntas simples, mas que levadas a sério, podem gerar algumas mudanças na cultura da sua cultura, e impactar os resultados de maneira positiva.

Esse resumo substitui a leitura do livro “Gestão Profissional na Prática”?

Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.

Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia o best-seller “Gestão Profissional na Prática” na íntegra.

Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!

É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.

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