Para aumentar a ação, diminua o atrito.
Se você quer aumentar as vendas no seu negócio, elevar a produtividade da sua equipe ou desenvolver novos hábitos pessoais, então precisa aprender a identificar e eliminar qualquer tipo de atrito para tornar as coisas mais fáceis.
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O que você vai aprender nesse episódio?
- Como funciona os óculos mágicos da fricção;
- O que é atrito (ou fricção);
- Exemplos de atritos que os consumidores enfrentam;
- Se você fizer o difícil primeiro, as coisas se tornam mais fáceis depois;
- Por que o atrito é o inimigo nº1 dos negócios;
- Por que o mercado de e-commerce perde US$ 4.6 trilhões por ano;
- Exemplo de baixo atrito ao comprar na Amazon;
- Atrito X Motivação;
- O que é a Lei do Menor Esforço;
- Como antecipar o atrito que o seus clientes podem sofrer;
- Com quais concorrentes você deve se comparar;
- Como o Google desbancou os concorrentes Yahoo! e AltaVista;
- Quais são os 4 passos para que produtos/serviços se torne um hábito das pessoas;
- Como usar o atrito para desenvolver novos hábitos ou eliminar hábitos ruins;
- A estratégia de venda do Modelo Fremium;
- Análise X Parálise;
- Dicas para você remover o atrito dos seus clientes na hora da compra;
- Quem inventou o conceito do atrito;
- Como funciona o Escorregador da Persuasão;
- Frases do livro para se colocar em um outdoor;
- Desafio prático para o ouvinte.
Pra quem é esse livro?
Esse livro é para quem quer facilitar ou dificultar qualquer tipo de tomada de decisão e ação, seja no trabalho em na vida pessoal.
Esse livro também é pra qualquer pessoa que se sente presa em seus próprios sistemas.
5 ESTALOS do livro que estão nesse episódio
#1 ideia central
O inimigo número um da produtividade, seja com a sua empresa no mundo dos negócios ou com você em hábitos pessoais, é o atrito.
Existe atrito em todos os lugares e em quase tudo o que a gente faz no dia a dia — dentro e fora do trabalho.
Reduzir o atrito, tornando as coisas mais fáceis, é um voto a favor de uma equipe engajada, é um voto a favor da produtividade — tanto pessoal como profissional —, e é um voto a favor do aumento das vendas de um produto ou serviço.
Se você treinar os seus olhos, vai identificar fricção e atrito, que é o gasto desnecessário de tempo, esforço ou dinheiro enquanto executa algo.
#2 Atrito é o inimigo nº1 dos negócios
Geralmente, quando os consumidores se deparam com algum tipo de atrito na hora de adquirir algum produto ou serviço — tanto online como offline —, eles acabam não comprando.
Isso gera um impacto negativo no número de vendas e de receita de um negócio.
E, como o Flávio Augusto fala: “Negócio que não vende, quebra”.
Um exemplo disso são os próprios números surpreendentes que o autor traz no livro.
4.6 trilhões de dólares por ano são perdidos em carrinhos abandonados nas compras online.
Isso é mais do que o dobro do número total de vendas nos sites de e-commerce.
Ou seja, em média, mais de dois em cada três carrinhos de compras na internet são abandonados sem que os consumidores concluam o processo de pagamento.
São 4.6 trilhões deixados na mesa por causa do atrito. Isso é muito sério!
#3 Faça o que é difícil no começo
Se você fizer o que é difícil no começo, a vida vai ficar mais fácil depois.
Diminuir o atrito no começo pode parecer ser muito mais trabalhoso.
Mas a grande diferença é que esse trabalho vai ser feito uma só vez. Isso vai facilitar todo um sistema no longo prazo.
Um grande exemplo disso vem direto do túnel do tempo, quando o império romano construiu novas estradas e pontes.
Esses caminhos não foram fáceis de serem criados e se utilizaram de muito trabalho braçal com materiais pesados como os mais diferentes tipos de pedra.
Mas, após criadas as estradas permitiram que tropas e suprimentos se movessem de um lugar para o outro com muito mais facilidade, o que muitas vezes foi o fator determinante para que uma guerra fosse vencida.
#4 Menos custos e mais lucros
Reduzir o atrito custa menos e gera mais lucro do que baixar o preço.
Quando você baixa o preço do seu produto ou serviço, o jogo que você está jogando é o de aumentar a motivação das pessoas para que elas vão lá e comprem.
Mas, se você reduzir o atrito, tornando o processo de compra mais fácil, você não precisa baixar o preço.
As pessoas vão comprar de você, mesmo que o seu preço ou o seu produto não seja o melhor do mercado.
Olha só a Amazon.
Na maioria dos produtos, a Amazon não tem os melhores preços do mercado.
Porém, pelo fato de facilitar o processo de compra com o 1-Click e eliminar a necessidade de preencher um formulário com o número do cartão de novo — tanto no site como no aplicativo da Amazon —, as pessoas acabam comprando, mesmo que o produto esteja mais caro.
A Amazon não joga o jogo dos preços baixos, como a maioria das empresas fazem.
Em vez de trabalhar a motivação para vender mais, a Amazon simplesmente torna as coisas mais fáceis para os usuários.
E isso tem dado muito certo até agora!
#5 Produtos/serviços formadores de hábitos
Quem ganha o campeonato são os produtos formadores de hábitos.
O seu produto ou serviço pode até ser muito bom e diferenciado no mercado.
Mas tem um problema.
Se ele não se tornar um hábito dos seus consumidores, provavelmente o seu negócio vai se tornar uma “empresa galinha” — pode até sair alguns centímetros do chão, mas não vai voar de verdade e não vai chamar a atenção de grandes investidores.
Nesse livro, o autor cita e explica muito bem um conceito que vem de outro livro — “Hooked (Engajado)“, do Nir Eyal — em que ele explica que produtos se tornam hábitos através de um loop de 4 passos:
- Passo #1 – Gatilho
- Passo #2 – Ação
- Passo #3 – Recompensa
- Passo #4 – Investimento
Um exemplo disso é o Facebook.
Digamos que você faz um post no Facebook e seus amigos curtem, comentam ou compartilham. Isso gera uma notificação pra você — aquela bolinha vermelha clássica.
Esse é o gatilho.
Quando você recebe uma notificação, a tendência é você verificar que notificação é essa. Para isso, você vai ter que abrir o Facebook novamente.
Essa é a sua ação.
E aí, por causa da injeção de dopamina que existem por trás das notificações, você fica feliz ao ver que seu post está sendo curtido, comentado ou compartilhado.
Essa é a recompensa.
Isso faz com que você queira fazer mais posts, e passar mais tempo no Facebook.
Esse é o investimento.
Quanto mais você passar por esse ciclo, mais você vai abrir e usar o Facebook. E, através da repetição, isso vai se tornar um hábito seu.
Entendeu a jogada?
Frases do livro para colocar em um outdoor
“Quando você reduz o atrito, tornando algo mais fácil, as pessoas fazem mais daquilo” (Jeff Bezos)
“Quanto mais você apontar o atrito pra pessoas ao seu redor, mais elas vão enxergá-lo. E assim vão querer fazer parte da solução” (Roger Dooley)
“Para aumentar a ação, diminua o atrito” (Roger Dooley)
Desafio para o ouvinte
Desafiamos você a colocar os óculos mágicos do atrito e eliminar o maior atrito que está no caminho do seu grande objetivo.
Vamos por partes.
Primeiro, pensa aí, qual é o seu maior foco no momento? O que mais gostaria de conquistar? Pensou?
O quão bom seria atingir tal ideal?
Agora, vamos tirar da frente qualquer tipo de atrito que te impeça de chegar lá.
Quais são as burocracias e regras inúteis que impedem que essa busca seja mais fluída e natural?
Se comprometa agora e eliminar todas elas e siga livre na direção da sua meta.
Quem é Roger Dooley?
Roger Dooley é um renomado palestrante e especialista em ciência comportamental.
Ele também é colunista na Forbes.
Sua especialidade é pesquisar e escrever sobre neuromarketing, algo que ele faz há mais de 10 anos.
Além do livro Fricção (Friction), Roger também é autor do best-seller Brainfluence.
Esse podcast substitui a leitura do livro Fricção (Friction)?
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo, recomendamos que você leia o livro Fricção (Friction) na íntegra.
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