Iniciativa visa potencializar os investimentos alternativos, universalizando o acesso às melhores oportunidades para empresas e investidores
No mundo dos negócios, encontrar as melhores formas de financiamento é o que determina o sucesso de qualquer empresa. A boa notícia é que, atualmente, há diferentes meios para isso, inclusive coletivas. A FCJ Venture Builder, líder do segmento na América Latina, lança a FCJ Invest, sua plataforma de crowdfunding.
A modalidade é conhecida como um financiamento coletivo em que várias pessoas contribuem com pequenas quantias em vez de um grande investidor ser o único responsável pelo aporte. O grupo conseguiu autorização para o lançamento em novembro de 2021 com o Ato Declaratório 19.240 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Com este novo modelo, o objetivo da FCJ é universalizar o acesso às melhores oportunidades para empresas e pequenos investidores. São ativos que têm maior rentabilidade do que a renda fixa, mas com risco menor do que a bolsa de valores, por exemplo. A ideia é que mais usuários possam investir em empresas e startups de diferentes setores, como imobiliário, agro, energia e tecnologia.
Em uma plataforma própria, as pessoas interessadas podem selecionar os melhores projetos disponíveis, fazer a análise e o investimento de forma on-line, obter um canal próprio para se relacionar com a empresa, acompanhar a prestação de contas e obter o retorno correspondente à sua participação.
“Antes, o investimento em empresas era destinado apenas às grandes fortunas, com investidores capazes de adquirir parte significativa do negócio. Agora, o crowdfunding democratiza esse universo ao permitir que as pessoas possam contribuir com pequenas quantidades e ter um retorno financeiro em cima do resultado”, explica Justino, CEO da FCJ Venture Builder.
O mercado de equity crowdfunding está em evidência no Brasil. Mesmo com uma queda em 2020 por conta da pandemia de covid-19, dados da CVM mostram que o primeiro semestre de 2021 já conseguiu captar 60% de todo o valor levantado no ano anterior. Além disso, o número de rodadas que atingiu o valor-alvo passou de 4 em 2017 para 74 em 2020.