É difícil implementar uma cultura baseada na execução, mas é fácil perdê-la.
Para entender a execução, você precisa ter em mente três pontos principais:
1- Execução é uma disciplina e parte integrante da estratégia.
2- Execução é a principal tarefa do líder da empresa.
3- Execução deve ser um elemento-chave da cultura de uma empresa.
Em seu sentido fundamental, executar é uma forma sistemática de expor a realidade e agir sobre ela.
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Sobre o livro Execução
O livro “Execução” foi publicado em 2019.
Os autores são os consultores empresariais, Larry Bossidy e Ram Charan.
Este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados.
Ideia central
A mensagem central desse livro é a importância de criar uma cultura de execução nas empresas.
Muitos empreendedores de pequenos negócios, que faturam até 3, 4 milhões por ano, acham que quando tiver um time tático e operacional, não vão precisar se envolver na execução de nada.
É aí que acontece a grande ruína do negócio.
Execução é um substantivo, o elo perdido e a principal razão por que as empresas acabam não cumprindo suas promessas.
A lacuna entre o que os líderes das empresas querem atingir e a habilidade de sua organização para conseguir atingir não simplesmente táticas, mas sim um sistema para conseguir que as coisas aconteçam, através de questionamento análise e acompanhamento.
Execução é um método replicável que serve para atingir o sucesso.
Por que é necessário saber executar?
Para entender a execução, você precisa ter em mente três pontos principais:
1- Execução é uma disciplina e parte integrante da estratégia;
2- Execução é a principal tarefa do líder da empresa;
3- Execução deve ser um elemento-chave da cultura de uma empresa.
Em seu sentido fundamental, executar é uma forma sistemática de expor a realidade e agir sobre ela.
Mas existe uma lacuna que todo mundo parece ignorar:
“A menos que você traduza as grandes ideias em passos concretos de ação, elas são inúteis. Sem execução, a ideia inovadora se esfacela, a aprendizagem não agrega valor, as pessoas não cumprem suas metas ambiciosas e a revolução morre na praia.”
Os líderes normalmente são pessoas tomadas pela motivação intelectual de cada nova ideia.
São conceituadores articulados, mas não estão interessados em como fazer acontecer.
Muitos não compreendem o que precisa ser feito para converter uma visão em tarefas específicas, pois seu pensamento de alto nível é muito amplo.
Eles não cristalizam o pensamento ou preveem os obstáculos.
Não sabem como escolher as pessoas com habilidade para executar.
Sua falta de envolvimento os priva de um julgamento consistente sobre as pessoas, o que só se adquire com a prática.
O líder que executa, em geral, nem sequer precisa dizer às pessoas o que fazer.
Ele faz perguntas de forma que elas próprias descubram o que precisam fazer.
Assim, ele as orienta, passando sua experiência como líder e educando-as para que pensem de uma forma inovadora.
Em vez de sufocar as pessoas, esse tipo de liderança as ajuda a ampliar suas próprias habilidades.
O líder deve estar encarregado de fazer acontecer, gerenciando os três processos-chave:
1- O processo de pessoal;
2- O processo de estratégia;
3- O processo de operação.
Essas ações são o cerne da tarefa de executar, e os líderes não podem delegá-las, não importa o tamanho da organização.
Os 3 elementos da execução
Os elementos da execução são:
Elemento 1 – Os sete comportamentos essenciais do líder
- Conheça seu pessoal e sua empresa;
- Insista no realismo;
- Estabeleça metas e prioridades claras;
- Conclua o que foi planejado;
- Recompense quem faz;
- Amplie as habilidades das pessoas pela orientação;
- Conheça a si próprio.
Elemento 2 – Criando o modelo para a mudança cultural
Aqui é importante distinguir o que o autor chama de HARDWARE, que é a estrutura e a estratégia, e
SOFTWARE, que são as crenças e comportamentos.
Por isso o software social da execução é a CULTURA.
A maioria das iniciativas de mudança cultural fracassa por não estarem ligadas à melhoria dos resultados da empresa.
Deve-se focar na mudança das crenças sobre a empresa, negócio, contexto, e nos comportamentos recorrentes.
Atrelar incentivos ao desempenho e torná-los transparentes acelera às mudanças.
E ela precisa sempre estar acima da harmonia, segundo os autores do livro.
Elemento 3 – Ter as pessoas certas no lugar certo
A qualidade das pessoas é o fator de maior vantagem competitiva sustentável.
Nas empresas que obtém sucesso, os líderes se concentram incansavelmente na seleção de pessoal.
Esses são alguns dos motivos recorrentes pelos quais as pessoas certas não estão no lugar certo:
- Falta de Conhecimento: Exigências do cargo e critérios inegociáveis de seleção;
- Falta de coragem: Confrontar a pessoa que tem mau desempenho. Se aquele que tem mau desempenho, ocupa um cargo suficientemente alto na organização. Isso tem efeitos devastadores;
- Conforto Psicológico: Muitos cargos estão preenchidos com as pessoas erradas porque os líderes que as promovem se sentem bem com elas;
- Falta de Resultado: ausência de Comprometimento Pessoal por parte do colaborador.
Os 3 processos-chave da execução
Os 3 Processos-chave da execução são:
1- O processo de pessoal, escolhendo outros líderes;
2- O processo de estratégia, estabelecendo o direcionamento estratégico;
3- P processo de operação, conduzindo as operações.
O processo chave de execução de pessoal tem 4 elementos :
Elemento 1 – Ligar as Pessoas à Estratégia e às Operações;
Elemento 2 – Desenvolver um Pool de Liderança através da Melhoria Contínua;
Elemento 3 – Ligar com aqueles que têm mau desempenho;
Elemento 4 – Ligando Recursos Humanos aos Resultados do Negócio;
E os objetivos principais do processo de pessoal são:
- Avaliar as pessoas de forma precisa e profunda;
- Fornecer um modelo para identificar e desenvolver os talentos em termos de liderança;
- Preencher o pipeline de liderança como base de um plano sólido de sucessão;
- Olhar para frente e identificar as pessoas que poderão executar o trabalho de amanhã;
- Identificar a pessoa certa para o trabalho certo e as vezes isso significa substituir uma pessoa de excelente desempenho por uma pessoa que está mais bem preparada para levar o negócio para um nível acima.
Processo-schave de execução da estratégia tem como objetivos e características os seguintes pontos:
- Descrever os “comos” da execução da estratégia, para que a visão seja transformada em realidade;
- Um excelente plano estratégico deve ser um plano de ação que serve como ferramentas para as pessoas da empresa basearem as suas ações;
- Avaliar constantemente a qualidade das premissas e hipóteses que o plano estratégico depende. Exemplo: capacidade, habilidades, flexibilidade, estrutura, etc.
- Para ter realismo, o processo de execução deve estar ligado ao processo de pessoal. Possui as pessoas certas para executar a estratégia? Se não, como você vai consegui-las?
Por fim, o processo chave de execução de operações tem como objetivos e características os seguintes pontos:
- Indicar o caminho para a estratégia e pessoal e que ligue estratégia e pessoas aos resultados;
- Decompor os resultados de longo prazo em metas de curto prazo e executar;
- O plano operacional é composto por todos os programas que a empresa irá desenvolver para atingir as metas;
- No plano operacional, o líder é responsável pela supervisão da transição direta da estratégia, para operações, por isso ele precisa
estabelecer objetivos, interligar processos, liderar revisões operacionais, realizar os trade-offs operacionais e ensinar as pessoas a executar
Para quem é esse livro?
Esse livro é para qualquer pessoa que lidere pessoas no ambiente de trabalho.
O autor mostra a clareza do papel de fato de um líder guia e muita inspiração muito exemplo de como você fazer isso na prática, porque as pessoas têm uma ilusão do papel do líder.
E esse livro ele traz muito palpável onde é que o líder deve focar sua energia.
Frase de camiseta
“Insista no realismo e encare os fatos” (Ram Charan)
Desafio prático
Esse desafio prático não estão restritos apenas a empreendimentos.
Execução é muito importante também na sua vida pessoal.
Projetos profissionais e de negócios têm uma semelhança muito grande com projetos pessoais no que se refere à execução.
Para executar algo você tem que entender onde está e onde quer chegar.
Quais são as demandas de determinado projeto e quais são os recursos que você tem para entregar as demandas que o projeto exige
Pense agora em um projeto seu pessoal ou profissional…
Pegue uma folha de papel um bloco de notas digital, escreva o título lista de demandas do projeto e comece a listar tudo o que será necessário para a execução.
Liste a quantidade de horas de trabalho (sua ou da sua equipe), a quantidade de capital necessária para a execução do projeto, se é necessário um local físico, networking, as ferramentas necessárias, colaboração de parceiros, conhecimentos, experiências e know how.
Agora, crie uma segunda lista para confrontar com a primeira.
Nessa lista descreva todos os recursos que você tem, começando por tempo disponível, know how, expertise, conhecimento, networking, capital financeiro, ferramentas ou qualquer outro tipo de recurso.
O grande desafio aqui é colocar essas duas listas lado a lado para que você entenda se está faltando algum recurso para a execução e, dessa forma ter, mais clareza de que precisa ir atrás desse recurso.
Lembre-se que recurso não é apenas dinheiro.
Hoje em dia, o conhecimento, ferramentas, networking e até tempo extra podem ser adquiridos com relativo baixo esforço, comparado a alguns anos atrás.
Então vai lá, arregace as mangas e corra atrás dos recursos que você necessita para a execução.
Esse resumo substitui a leitura do livro “Execução”
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Execução” na íntegra.
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