No livro De Um Gole Só, a jornalista Ariane Abdallah reconstitui a biografia da AB Inbev ― desde a compra da Brahma, em 1989, pelos sócios do banco Garantia Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, passando pela formação da Ambev, em 2000, até se transformar na cervejaria número 1 do mundo.
Ouça o resumo completo do livro “De Um Gole Só” no player acima e tenha bons aprendizados!
Você também pode escutar o ResumoCast no Spotify, Apple Podcasts, YouTube ou em qualquer agregador de podcasts da sua preferência.
Sobre o livro De Um Gole Só
O livro “De um Gole Só” foi publicado em 2019.
A autora é a jornalista Ariane Abdallah.
Ao longo de três anos, a autora fez aproximadamente 170 entrevistas e conquistou um acesso inédito aos principais executivos da Ambev e pessoas próximas a ela.
O resultado é um livro completo e independente sobre a empresa brasileira que virou referência mundial em gestão e em formação de pessoas.
O livro narra como os brasileiros atraíram os líderes do setor mundial a se unirem a eles ― ou a venderem seus negócios.
Os choques de cultura a cada nova fusão ou aquisição.
O peso de se tornar uma referência em gestão.
As vitórias, os aprendizados e as crises.
Os desafios na tentativa de reverter a imagem polêmica que se criou entre os consumidores brasileiros.
Os dilemas de ter se tornado uma gigante em um setor em transformação, sem que haja agora um caminho claro para continuar crescendo.
E a crise atual, que coloca em xeque o modelo de gestão que a trouxe até aqui.
Ao longo de três anos, a autora fez aproximadamente 170 entrevistas e conquistou um acesso inédito aos principais executivos da companhia e pessoas próximas a ela.
O resultado é um livro completo e independente sobre a empresa brasileira que virou referência mundial em gestão e em formação de pessoas.
Ideia Central
Construir algo grande, consistente e transformador leva tempo, também exige muito trabalho, muita disciplina, e muita atitude empreendedora.
Essa atitude empreendedora não pode diminuir ao longo do tempo.
O jogo nunca está ganho.
O Brasil, o mundo e o futuro
De um gole só é dividido em três partes: o Brasil, o mundo e o futuro.
Além de abordar as diferentes etapas de expansão e desafios da companhia, essa divisão reflete os estágios do crescimento do livro.
À medida que a autora conquistava acesso a fontes mais relevantes e inicialmente fechadas a entrevistas, mais robusta se tornava a apuração, mais fatos inéditos eram revelados, mais lugares precisavam ser visitados e mais tempo o trabalho levaria para ser concluído.
O Brasil
O plano inicial era contar a história da AmBev, criada 11 anos após a compra da Brahma pelos banqueiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.
Narrar a construção da maior cervejaria do Brasil, da criação de um sistema de gestão que se tornaria referência nacional, com todos os percalços do caminho e as dificuldades de reputação enfrentadas pela empresa até hoje.
Como a empresa tradicionalmente tinha uma atitude reservada diante de jornalistas, a expectativa da autora conseguir informações e depoimentos oficiais era moderada.
Durante um ano, Ariane leu tudo o que encontrou sobre o tema em outros livros e reportagens publicadas na imprensa, e colheu aproximadamente 50 entrevistas de fontes relevantes, suficientes para escrever um relato consistente sobre a empresa.
Então, chegara a hora de bater à porta da AmBev.
O Mundo
Quatro pessoas ligadas à empresa — Milton Seligman, Pedro Mariani, Sandro Bassili e Marianne Amssoms — “entrevistaram” a autora do livro antes de decidirem endossar um acesso inédito aos executivos e às operações.
Queriam saber por que o livro.
Por que agora.
Qual o alcance do projeto.
Ao final de alguns meses, a companhia aceitou o risco da exposição.
Nesta nova etapa do livro, o projeto foi de local a global.
Ao longo de dois anos, a autora viajou três vezes para Nova York e Saint Louis, e uma vez para a Flórida, nos Estados Unidos.
Visitou Leuven, na Bélgica, Londres, na Inglaterra, e Johannesburgo e Durban, na África do Sul.
Foram mais de 170 entrevistados, de dentro e de fora da companhia, no Brasil e no exterior.
O maior acesso a fontes enriqueceu a narrativa com detalhes inéditos, como os obstáculos que quase inviabilizaram a compra da Anheuser-Busch no meio da maior crise econômica do mundo e os fatos que levaram a liderança da AB InBev a questionar sua estratégia global.
O Futuro
A última parte deste livro destrincha as perguntas e tendências que desafiam a AB InBev neste momento crucial e decisivo de sua história.
Ao longo dos três anos de pesquisa para este livro, o modelo que consagrou a trajetória da AB InBev foi posto em xeque.
Derrapadas na gestão de outro negócio comandado pela 3G Capital (de Lemann, Telles e Sicupira) respingaram na cervejaria, lançando dúvidas sobre o mundialmente copiado sistema de “orçamento base zero”, que busca ganho de eficiência constante ancorado em análise e corte de custos.
As ações da companhia negociadas em bolsas de valores chegaram a cair pela metade.
Os questionamentos se somaram a mudanças drásticas no comportamento do consumidor de bens de consumo em geral.
Para Quem é Esse livro?
De Um Gole Só foi escrito para quem se interessa por uma boa narrativa, com altos e baixos reviravoltas do mundo corporativo.
Frase de camiseta
“Uma empresa só pode aproveitar oportunidades extraordinárias se for muito boa nas operações básicas”
Desafio
Aprendemos com a história da Ambev que várias aquisições fizeram ela se tornar essa gigante que é hoje, onde cada compra de uma nova empresa foi agregando valor adicional ao grupo.
O desafio de hoje está relacionado com adquirir valor.
Se você for um empreendedor com seu próprio negócio ou se for um colaborador, trabalhando para uma empresa de médio pequeno ou grande porte, pense a respeito do setor que está atuando.
Se no seu nicho de mercado você achar que não consegue mais crescer, ou que a empresa que trabalha não consegue mais crescer, qual seria a pequena startup ou o concorrente que, se adquirido, poderia proporcionar a abertura de novas frentes com acesso a um mercado maior, novos consumidores, novas tecnologias e novos produtos?
Esse resumo substitui a leitura do livro “De Um Gole Só”
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “De Um Gole Só” na íntegra.
Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!
É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.
Somos associados da Amazon, e quando você faz a compra através do nosso link (clique na imagem abaixo), a gente recebe uma pequena porcentagem da venda.
Assim, você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos gratuitos de qualidade e “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”.
E tem mais:
Além de respeitar as leis sobre os direitos autorais — tanto da editora como do autor —, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet.
Faça parte do Clube do Livro do ResumoCast
O Clube do Livro é uma atividade promovida pelo ResumoCast, em que um grupo de ouvintes (tribers apoiadores) é desafiado a ler e resumir capítulos de livros e debatê-los em grupo semanalmente.
No Clube do Livro todos os participantes têm a oportunidade de:
- Formar o hábito da leitura;
- Melhorar a retenção do conteúdo que leu;
- Vencer o medo de falar em público;
- Desenvolver a habilidade de fazer sínteses e resumos;
- Estar entre pessoas positivas que adoram livros de empreendedorismo e desenvolvimento pessoal;
- Entrar para o Hall da Fama do ResumoCast.
Para se tornar um(a) apoiador(a) do ResumoCast, clique aqui ou no botão abaixo.