Você sabia que os fãs de Harry Potter conseguiram transformar o modelo de negócio da empresa detentora dos direitos autorais de umas das maiores franquias dos últimos tempos?
Como atrair a atenção e vender para um público cada vez mais exigente e em constante transformação de comportamento?
Será que as mídias tradicionais (TV, rádio, outdoors etc.) irão morrer?
Para investigar as mudanças que estão acontecendo na forma de produzir e consumir conteúdo, conversamos com um especialista no assunto, Jacks Andrade (da CBN), e debatemos os principais conceitos do livro “Cultura da Convergência“, de Henry Jenkins.
É um episódio essencial para quem quer falar a mesma língua do consumidor, engajar com o público e se manter ativo no mercado.
OUÇA o resumo completo do livro 👇
[smart_track_player url=”https://api.spreaker.com/download/episode/18485710/t2045_cultura_da_convergencia_henry_jenkins.mp3″ title=”Cultura da Convergência – Henry Jenkins | T2#045″ artist=”ResumoCast” social_gplus=”false” social_linkedin=”true” social_email=”true” ]
O que você vai aprender nesse episódio?
- A redução do impacto dos anúncios no atual cenário das mídias;
- Como entender a mudança de comportamento dos consumidores;
- Qual é o problema que o livro resolve;
- O que é cultura da convergência;
- Como funcionam os diferentes tipos de distribuição de conteúdo através da internet;
- A diferença entre mídias únicas e mídias convergentes;
- Exemplos práticos de empresas que mudaram seus modelos de negócios devido ao poder da convergência;
- O papel do spoiler na publicidade;
- O que é prosumer;
- Quais são os dois movimentos existentes de convergência;
- A preocupação em torno das fake news;
- Passagens importantes nas palavras do autor Henry Jenkins;
- A discussão sobre as consequências da falta de privacidade;
- Qual é o segredo para falar a mesma língua do consumidor.
Quem é Henry Jenkins?
Henry Jenkins é professor de Comunicação, Jornalismo, Artes Cinematográficas e Educação na Universidade do Sul da Califórnia.
Também é diretor do programa de Estudos de Mídia Comparada do MIT — Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Jenkins é referência no estudo dos efeitos da mídia participativa na sociedade, na política e na cultura. Ele é considerado um dos principais pensadores do impacto das novas tecnologias na nossa vida.
Estamos no meio de um período profundo e prolongado de transição de mídias, que está inspirando mudanças em todos os níveis — econômico, social, cultural e político. Eu não vejo o ritmo da mudança diminuindo nos próximos tempos. (Henry Jenkins)
Além de “Cultura da Convergência”, já publicou diversos livros sobre mídia e comunicação, entre eles: Cultura da Conexão e Invasores do Texto — Fãs e Cultura Participativa.
Convidado do episódio
Jacks Andrade é empresário, professor, pesquisador e consultor de marketing.
Como professor, faz parte da equipe da Estácio nos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além do curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.
Também é professor convidado da Universidade Federal do Amapá no curso de pós-graduação em Mídias na Educação.
Jacks realiza projetos científicos como pesquisador nas áreas de Comunicação, Marketing, Educação, Tecnologia e Mercado, sendo autor de pesquisas, artigos e livros — já são cinco títulos publicados.
Você pode conferir um pouco do trabalho dele na coluna “Falando de Negócios”, da Rádio CBN, que aborda temas ligados a marketing e empreendedorismo.
Esse podcast substitui a leitura do livro “Cultura da Convergência“?
Mesmo com nossa equipe sempre se dedicando para produzir o melhor conteúdo possível de cada livro que abordamos, não queremos que você deixe sua leitura de lado.
Por isso, além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Cultura da Convergência” — lançado pela editora Aleph — na íntegra.
Faça como a maioria dos nossos ouvintes: Use o ResumoCast para te ajudar a escolher qual o próximo livro que você vai ler.
Quando você compra através do nosso link de afiliados da Amazon (clique na capa do livro ☝️), a gente recebe uma pequena porcentagem da venda.
Assim você nos ajuda a continuar “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”!
E não é só isso: Além de respeitar as leis sobre os direitos autorais — tanto da editora como do autor —, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet.
“Cultura da Convergência” no YouTube
Se preferir, você também pode acompanhar o resumo do livro “Cultura da Convergência” e outros vídeos que produzimos sobre livros de negócios e empreendedorismo no YouTube.
Não se esqueça de dar aquele “joinha” e assinar o nosso canal!