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Algumas empresas ou pessoas não se tornam símbolos ao acaso. Elas seguem um padrão.
Esse padrão começa pelo PORQUE. Começa pelo propósito.
Se você seguir o seu porquê, os outros seguirão você.
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O que você vai aprender nesse episódio?
- A importância de ter um PORQUÊ por trás do O QUE fazemos;
- Por que precisamos começar pelo PORQUÊ;
- Como funciona o conceito do Círculo Dourado;
- Exemplo do PORQUÊ da Apple;
- Diferença entre manipulação e inspiração;
- Como a GM perdeu muito dinheiro por causa das promoções;
- História da tripulação contratada pelo aventureiro Ernest Shackleton;
- Diferença entre propósito, missão e trabalho;
- Por que não podemos ter o propósito de ganhar dinheiro;
- Competir com você mesmo faz com que as pessoas se identifiquem com o seu PORQUÊ;
- Como causar impacto no mundo com o seu PORQUÊ através do seu O QUÊ;
- Exemplo do PORQUÊ da Harley-Davidson;
- Qual a relação entre PORQUÊ e pertencimento;
- Ninguém cria um PORQUÊ, mas sim descobre;
- Todo mundo tem um PORQUÊ;
- História do martelinho da fábrica japonesa;
- Para quem é esse livro;
- Frases do livro para se colocar em um outdoor;
- Exercício prático para o ouvinte preencher o seu próprio Círculo Dourado.
Pra quem é esse livro?
Esse livro é pra qualquer pessoa que está dificuldade de inspirar colaboradores e clientes a aderirem a própria causa.
Comece Pelo Porquê também é para líderes que querem aumentar o retorno sobre o investimento — ROI — do seu tempo e energia.
Por fim, esse best-seller também é para quem ainda não sabe ou ainda tem dúvidas sobre qual é o seu papel no mundo ou o papel da sua empresa.
É um livro pra quem quer ir além do que apenas trabalhar para ganhar dinheiro.
5 ESTALOS do livro que estão nesse episódio
#1 Ideia central do livro
Algumas empresas ou pessoas não se tornam símbolos de uma geração ao acaso.
Elas seguem um padrão.
Esse padrão começa pelo PORQUÊ. Começa pelo propósito.
E tem um detalhe: não é somente o CEO ou a diretoria que veste esse propósito no dia a dia da empresa.
Esse PORQUÊ é enraizado em todos os colaboradores, não importa onde eles estejam na hierarquia da empresa.
#2 Manipulação X Inspiração
Existem duas maneiras de influenciar: manipular ou inspirar.
A inspiração é sustentável e continua.
Já a manipulação é barata e replicável e qualquer cliente pode copiar.
Por exemplo, imagine que você está manipulando seu cliente com uma tática de promoção de queima de estoque.
Seu concorrente pode fazer algo parecido, ainda mais agressivo e pegar seus clientes na hora.
Contudo, se você inspira com propósito, seu cliente vai voltar todas as vezes, como um aluno engajado com o que a sua empresa ensina ao mundo.
Ou seja, a manipulação está focada no curto prazo e na busca por resultados urgentes que nem sempre aparecem.
A inspiração foca no longo prazo, construindo relações verdadeiras baseada em um significado maior.
#3 Explicando quem são os seus clientes
A grande maioria das empresas não consegue explicar por que seus clientes são seus clientes.
Quando as empresas não sabem ao certo por que seus clientes são seus clientes, a tendência é que elas comecem a usar um número desproporcional de manipulações para continuar sobrevivendo no mercado.
Elas fazem isso porque as manipulações funcionam.
Porém, com foco na manipulação, e não na inspiração — como o Simon explica muito bem no livro —, muitas vezes as empresas se tornam vítimas das ciladas que elas mesmas criaram.
Olha só o que aconteceu com a GM na década de 90.
Diante de um ataque das montadoras japonesas que estavam invadindo o mercado ocidental de automóveis na época, a GM teve que se virar para sustentar sua participação no mercado, que começou a despencar.
Então, eles colocaram em prática uma tática de manipulação através de promoções.
A empresa torrou dinheiro com promoções irresistíveis de incentivos de retorno em dinheiro.
Pra você ter ideia do que os caras estavam fazendo, a GM dava um retorno financeiro de 500 a 7 mil dólares para clientes que comprassem seus carros e caminhões.
Durante um tempo, essa estratégia funcionou. Mas, no longo prazo, isso conduziu a GM para o buraco.
Em 2007, a empresa estava perdendo 729 dólares por veículo.
Analisando a merda que tinham feito, eles decidiram acabar com os incentivos de retorno nas promoções.
Resultado: as vendas despencaram ainda mais.
#4 Ser líder e diferente do que liderar
Ser líder quer dizer que você tem um cargo mais alto na hierarquia.
Liderar significa que as pessoas seguem você de forma voluntária. Não porque são obrigados ou pagos para fazer isso, mas porque querem.
É algo que vai além de um contrato de trabalho.
Isso só acontece quando se tem confiança.
Os que confiam, trabalham duro porque sentem como se estivessem trabalhando por algo maior do que eles mesmos.
Por parte dos líderes, o objetivo não é contratar pessoas que apenas tenham uma coleção de habilidades técnicas. Isso pode ser ensinado na própria empresa.
O objetivo é contratar gente que acredita naquilo que você acredita — que compartilha do mesmo porquê.
Já reparou que, na maioria das vezes, os anúncios de vagas de emprego focam no O QUE e deixam de lado o PORQUÊ?
No início do séc. XX, o aventureiro inglês Ernest Shackleton começou a explorar a Antártida.
Ele precisava de uma tripulação que estivesse afim de correr grandes riscos — inclusive com a possibilidade de não voltar vivo dessa missão.
Quando Ernest fez um anúncio para conseguir esses tripulantes, ele não disse O QUE estava procurando.
Seu anúncio não foi: “Precisa-se de pessoas para uma expedição. Mínimo de 5 anos de experiência. Obrigado saber içar uma vela mestra. Venha trabalhar para um fantástico capitão”.
O anúncio de verdade foi assim: “Precisa-se de homens para uma jornada arriscada. Salários baixos, muito frio, longos meses no escuro total, perigo constante, retorno seguro duvidoso. Honra e reconhecimento em caso de sucesso”.
Percebeu a diferença?
#5 Um PORQUÊ sem O QUÊ não vale de nada
Não importa quão claro seja o seu PORQUE. Se O QUE você vende não funciona, tudo desaba.
Não basta ter somente o propósito. Ter produtos ou serviços bons é muito importante.
Mas, tem um detalhe: o Simon diz no livro que não é necessário ter o melhor produto.
Um produto bom ou muito bom já é o suficiente.
Os produtos da Apple, por exemplo, só são os melhores do mercado para quem acredita no que a Apple acredita — pra quem compartilha do mesmo PORQUÊ.
O vínculo com esse PORQUÊ é tão forte, que é difícil até conversar sobre a qualidade de um iPhone em relação a outros excelentes smartphones que temos no mercado hoje em dia.
Frases do livro para se colocar em um outdoor
“Inspire pessoas a fazer o que as inspiram”
(Simon Sinek)
“Se você seguir o seu porquê, os outros seguirão você”
(Simon Sinek)
“O mais engraçado de tudo é que ainda não sei começar um negócio. A única coisa que faço, e que a maioria das pessoas não faz, é sempre iniciar pelo PORQUÊ”
(Simon Sinek)
Desafio para o ouvinte
Desenhe em um papel ou mentalmente três circulos, um dentro do outro.
O PORQUÊ é o círculo mais interno, o COMO é o círculo intermediário e O QUE é o mas externo.
Como o nome do livro já fala, vamos começar pelo porquê.
Qual é o seu PORQUÊ, ou seja, qual impacto que quer gerar no mundo? Preencheu?
Agora responda, qual é o seu COMO, qual é o caminho através do qual vai tornar esse propósito realidade?
E, por último qual é o seu O QUE? O que você vai fazer para que as pessoas possam ter acesso a isso de fato?
Agora sim, com o seu círculo dourado completo, siga livre para fazer a mudança que você quer fazer no mundo.
Quem é Simon Sinek?
Simon Sinek se tornou mundialmente conhecido ao popularizar o conceito do Círculo Dourado em sua primeira palestra no TED, em 2009
Além de Comece Pelo Porquê, Simon já publicou outros 4 livros: Líderes se Servem Por Último, Juntos Somos Melhores, Encontre Seu Porquê e O Jogo Infinito.
Sua palestra no TED é a terceira mais assistida de todos os tempos, com mais de 40 milhões de visualizações.
Como ele mesmo diz no livro:
Antes de começar pelo PORQUÊ eu havia sido convidado a fazer uma única apresentação pública em minha vida.
Agora recebo entre 30 e 40 convites por ano, de todos os tipos de audiências, em todo o mundo, para falar sobre o Círculo Dourado.
Falo para plateias de empresários, grandes corporações, instituições sem fins lucrativos, políticas e governamentais. Já falei no Pentágono para o chefe do Estado-Maior e para a secretaria da Força Aérea.
Antes do Círculo Dourado eu nem conhecia pessoas da área militar.
Antes de começar pelo PORQUÊ eu nunca havia estado na televisão — e em menos de dois anos comecei a receber convites regulares para aparecer no canal da MSNBC.
Trabalhei com membros do Congresso, sem nunca ter feito qualquer trabalho na área governamental ou política antes de começar pelo PORQUÊ.
Sou a mesma pessoa. Sei as mesmas coisas que sabia antes. A única diferença é que agora começo pelo PORQUÊ.
Como Gordon Bethune, que promoveu uma reviravolta na Continental com as mesmas pessoas e o mesmo equipamento, eu fui capaz de mudar tudo ao meu redor com coisas que eu já sabia e fazia.
Não tenho conexões melhores do que ninguém. Não tenho uma ética de trabalho melhor. Não me formei nas universidades mais famosas e minhas notas na faculdade eram medianas.
Esse podcast substitui a leitura do livro Comece Pelo Porquê?
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo, recomendamos que você leia o best-seller Comece Pelo Porquê na íntegra.
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