De olho nas ‘empresas de dono’, boutique de investimentos middle-market planeja movimentar 8 transações até final de 2021
Mesmo durante a crise global na saúde, provocada pela Covid-19 e variantes, empresários têm enxergado grandes oportunidades de negócios no mercado brasileiro. Segundo relatório da PwC Brasil, em 2020, foram 1.038 transações anunciadas, número 48% superior do que a média dos últimos 5 anos. Desse volume, 445 tiveram valores divulgados, totalizando US$ 26,4 bilhões, sendo 87% transações de valores abaixo dos US$ 100 milhões, o que indica a pulverização de M&A com o aumento da participação de empresas de porte menor.
Nos três primeiros meses de 2021, já foram 333 transações — volume 104% maior que a média do mês correspondente entre 2015 e 2019 e 50% superior ao mesmo período de 2020. De acordo com o estudo, o destaque fica para a região sudeste que representa 65% do interesse dos investidores nos negócios anunciados (216 transações), que significa aumento de 46% em comparação ao ano anterior.
É com o ímpeto de explorar esse mercado que a Fortezza Partners, empresa que surgiu a partir da continuidade do trabalho desenvolvido na área de Mergers and Acquisitions (M&A) middle-market do Credit Suisse Hedging-Griffo, mira novos negócios, voltados a empresas familiares e empresas “de dono”. A ideia é ampliar a carteira de clientes e crescer 300% até 2023, movimentando 30 transações nos próximos 3 anos. A empresa foi criada em 2018, mas traz uma expertise no ramo de fusões e aquisições de mais de 20 anos. “Para entendermos nossa marca, usei o exemplo de uma navegação. Nós convidamos o empresário a embarcar em um barco a remo para fazer a travessia de margem a margem de um rio onde não se vê o outro lado. Digo que, para chegar lá, irá precisar remar conosco, confiar, pois conhecemos o caminho”, ressalta Denis Morante, sócio diretor da Fortezza ao explicar o trabalho da empresa, pautado na ética, respeito e comprometimento ao desenvolver análises financeiras e estratégias para sustentar a tomada de decisão mais acertada dos clientes.
Denis também ressalta a importância da consultoria financeira para o sucesso das transações, já que a parceria agrega um olhar independente e experiente que, sozinho, o empresário, muitas vezes, não consegue ter. “Apesar de saber que ainda há no Brasil quase 50% das transações sem assessores financeiros ao lado dos vendedores, tenho a certeza que ter um assessor não deveria suscitar qualquer tipo de dúvida a um empresário. Trazemos expertise, competência, vivência, ausência de ligação emocional, de conflitos familiares, enfim, total foco naquilo que pode ser a primeira, única e última transação da vida daquele empresário, portanto não se permite errar”, pondera.
Sobre a Fortezza Partners — A Fortezza Partners é uma empresa do ramo de Mergers and Acquisitions (M&A) Middle-Market criada em 2018 e que traz uma bagagem de cerca de 20 anos de experiência em transações de fusões e aquisições. A marca é a continuidade do trabalho desenvolvido na área de M&A Middle-market do Credit Suisse Hedging-Griffo. Em 2018, Denis Morante, head da divisão de Corporate Advisory da Credit Suisse Hedging-Griffo fundou a Fortezza Partners com Lucas Prediger e Daniel Gildin. Já em 2019 e 2020, novos sócios entraram no negócio: Priscila Rosas, Harold Takahashi e Sophia Prado. O grande norteador da boutique de investimentos é o desafio de desenvolver análises financeiras e estratégias para sustentar a tomada de decisão mais acertada dos nossos clientes. A equipe é 100% especializada em M&A.