Liderar e empreender são dois verbos que Renata sabe conjugar de trás para frente há mais de duas décadas.
Em Chocolate nas veias você vai aprender a se tornar uma líder imune aos rótulos que o mercado impõe, a superar o medo de vencer e a corrigir atitudes auto-sabotadoras que a impedem de progredir, seja no mercado de trabalho, seja em seu próprio negócio.
Com transparência e generosidade, a autora também revela quais foram os obstáculos que ela mesma precisou enfrentar para alcançar o sucesso e o que você deve fazer ao se deparar com crises e momentos de dúvida.
Chocolate nas veias é um livro para ficar na cabeceira de todas os empreendedores que desejam desenvolver uma liderança moderna, eficiente e, sobretudo, inovadora.
Ouça o resumo completo desse livro no player acima e tenha bons aprendizados!
Você também pode escutar o ResumoCast no Spotify, Apple Podcasts, YouTube ou em qualquer agregador de podcasts da sua preferência.
Sobre o livro Chocolate nas veias
O livro “Chocolate nas veias” foi publicado em 2021.
A autora é Renata Vichi, CEO do grupo CRM, responsável pela gestão das marcas Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffee.
Ao longo da obra, ela transmite todo o seu conhecimento em capítulos recheados de estratégias e insights valiosos para todas as mulheres e homens que, assim como a Renata, acreditam que limites não são limitantes.
Ideia Central
A mensagem central do livro “Chocolate nas veias” é despertar — principalmente nas mulheres — o protagonismo, para que elas possam encontrar o seu caminho, nunca se limitando as máximas que o mercado tenta lhes impor.
Nenhum limite é limitante para a mulher que quer vencer.
Igualdade entre homens e mulheres no mercado
Se você é uma empreendedora ou um empreendedor, pense nessas duas perguntas logo abaixo.
Acompanhe essa reflexão porque ela é muito importante.
A primeira pergunta é:
Qual é o seu grau de satisfação a respeito da sua carreira?
E a segunda pergunta…
Você se sente preparada para enfrentar o mercado de trabalho com garra e coragem?
Segundo a autora, para uma mulher que deseja alcançar o máximo do seu potencial, a atual conjuntura sócio econômica pode parecer à primeira vista um obstáculo intransponível.
No início de 2020, por exemplo, o relatório do Fórum Econômico Mundial apontava que seria necessário aproximadamente 250 anos para haver igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Na melhor das hipóteses, contando com o desenvolvimento acelerado, essa projeção chegaria a não menos do que 95 anos.
Em janeiro de 2021, o Departamento Econômico e Social da Organização das Nações Unidas ONU revelava, por meio do relatório Situação Econômica Mundial e Perspectivas, que a pandemia do Covid-19 lançara 131 milhões de pessoas à pobreza — em sua maioria mulheres.
Dados como esses evidenciaram algo que sabemos muito bem:
As crises econômicas atingem de maneira distinta homens e mulheres, sendo a ala feminina notadamente mais afetada pelos riscos de pobreza e de violência.
Não apenas em nosso país, mas em todo o mundo.
Diante desses dados, a autora faz o seguinte questionamento:
Afinal, quem é você?
Uma mulher que se contenta em fazer parte das estatísticas, porque o sistema é forte demais para ser combatido?
A autora diz que o sucesso não é para você, pois quem visa o êxito — seja dentro de grandes corporações, seja investindo no seu próprio empreendimento ou no mundo dos negócios — deve aprender a sair da janela aberta para esse futuro incerto e olhar para o seu próprio espelho.
Precisa se disponibilizar a desenvolver e aprimorar suas competências.
Sobretudo, necessita acreditar em seu próprio potencial, em lugar de se deixar curvar por algum tipo de sina ao fracasso.
Toda mulher pode alcançar cargos mais altos
Você, mulher, pode sim alcançar cargos mais altos, se agir de maneira proativa.
Se enxergar as possibilidades e alternativas de crescimento e, principalmente, se deixar claro na sua organização de que maneira você pode colaborar para isso.
Segundo a autora, o fato de ser mulher não a impede de sonhar grande, nem de empreender com absoluto sucesso.
Não tira de você o direito de alçar voos elevados.
A autora, ao olhar para trás e ver o caminho que pavimentou de sucesso na gestão das suas empresas, afirma que você, mulher, não precisa se incomodar com rótulos.
Seja de cargo, de gênero, de faixa etária ou de qualquer outra coisa.
Ela diz que aprendeu, desde o começo, como se blindar contra esses julgamentos, preconceitos e desconfianças inerentes a qualquer organização.
Ela diz que sempre sentiu que se deixasse de ser a melhor pessoa, para assumir determinada posição, ela mesmo seria a primeira a dizer: “Vamos colocar alguém melhor do que eu para fazer o trabalho”.
Atualmente, a Renata ocupa a posição de CEO do Grupo CRM.
Sob seu comando estão as marcas Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffee.
Com mais de 850 lojas espalhadas pelo Brasil, ela é responsável por todo o plano de crescimento da companhia, e conta que exerce diariamente a auto crítica.
Por causa disso, ela se permite dizer “Sim, eu sou a melhor pessoa para exercer essa posição e estar no comando desta organização”.
Ela conta também que esse raciocínio por vezes pode ser radical e um pouco doloroso, mas é justamente essa convicção de que ela está fazendo o seu melhor, que ela é realmente a pessoa mais qualificada da empresa para ocupar aquele cargo que a deixa tranquila e a desafia a querer sempre fazer mais e se superar.
Dicas para adquirir disciplina
Olha que legal essa dica que a autora compartilha sobre combater a auto-sabotagem, adquirir disciplina e se organizar.
Como CEO de uma grande organização, ela conta que adquiriu alguns rituais indispensáveis, que a ajudam a eliminar os principais vilões, tais como a falta de disciplina, a procrastinação e o excesso de controle, além de outros.
Criar, por exemplo, uma agenda organizada, constrói uma rede de segurança, que a impede de cair em armadilhas corriqueiras de evasão de tempo.
Para fazer a sua agenda semanal, ela dispensa assistentes ou secretárias, e prefere pôr pessoalmente as mãos na massa.
Ela costuma ser bastante seletiva quando faz reuniões com seus colaboradores e se certifica de que todo mundo está muito presente.
Assim, não precisa explicar o que foi combinado nas reuniões.
Ela também tem o hábito de checar os seus emails e mensagens diretas no final de cada dia, e usa uma sinalização diferenciada em cada uma delas, de acordo com o grau de prioridade e urgência.
Depois de ler as mensagens recebidas, ela verifica mais uma vez os e-mails que enviou no dia anterior e faz um follow up naqueles que estão ainda sem respostas ou com pendências a resolver.
Como uma empreendedora de sucesso, Renata conta que procura gastar o seu tempo na atividade certa para obter os melhores resultados, não apenas para si mesmo, mas também para toda a sua organização.
Por que você deveria criar uma timeline da sua carreira?
Alguns tipos de registros nos estruturam internamente dentro de uma ordem cronológica e ajudam a trazer à tona alguns elementos que nos conectam a épocas e fatos.
Para a autora, eles funcionam como lembretes, pois fazem ela viajar pela história sempre com afeto e otimismo.
Criar uma timeline da sua carreira ou do seu negócio pode ser uma boa ferramenta também.
Trata-se de uma linha do tempo simples, capaz de exibir os principais eventos e as mudanças relevantes que ocorreram em sua carreira até aqui.
Isso pode auxilia-lo a refletir sobre as etapas vindouras.
A autora também acredita que manter esses marcos visuais sempre vivos a incentivam a analisar o passado e a vislumbrar o futuro.
Eles reforçam o orgulho que ela sente de cada etapa relevante da companhia e ainda de todos aqueles que vieram antes dela mesmo, e a ajudaram a chegar onde estão.
A sugestão do livro é que você mantenha uma timeline atualizada para visualizar os eventos singulares da sua jornada.
Você pode pensar em meses, anos ou até mesmo décadas, desde que os seus marcos sejam concretos.
Ao fazê-lo, provavelmente se surpreenderá ao descobrir o quanto evoluiu ao longo do caminho.
Uma linha do tempo de projetos, por exemplo, pode ajudar o seu time a se manter alinhado em relação às metas e ao andamento de tarefas.
E essa ferramenta também pode ser utilizada como um cronograma centralizado, contendo as frases e as atualizações de um processo para manter os seus colaboradores no mesmo passo.
Renata conta que, quando olha para a linha do tempo da sua empresa com os principais momentos da Kopenhagen, enxerga ali um poderoso antídoto contra quaisquer experiências negativas que possam ocorrer.
Essa linha do tempo oferece a ela e aos seus colaboradores o entendimento inequívoco de quem eles são e daquilo que os motivam.
Para Quem é Esse livro?
O livro “Chocolate nas veias” é voltado para todas as pessoas — não comente mulheres — que buscam um caminho de protagonismo em suas vidas e em suas carreiras.
É para quem gosta de fazer reflexões mais aprofundadas na busca do autoconhecimento.
É aquele livro de cabeceira que você lê não só uma vez, mas que serve como pílulas diárias de autoestima, autoconhecimento e de entendimento de questões, muitas vezes nevrálgicos, que são pouco discutidas, e que podem através dessa leitura serem amplificadas.
Frase de camiseta
“Nenhum limite é limitante para quem tem ambição de querer sempre ser um eterno aprendiz”.
Desafio
A autora nos desafia a refletir sobre algumas questões em relação a vida profissional através das perguntas abaixo:
O quanto você está ou não conectado com seu propósito, aquilo que te move e aquilo que te instiga a ser melhor todos os dias?
Aquilo que você escolheu para a sua vida está fazendo com que você tenha um processo evolutivo que exista um olhar cuidadoso consigo próprio?
Você está evoluindo e aprendendo ao longo desse processo?
Qual é o legado que você está deixando?
Esse resumo substitui a leitura do livro “Chocolate nas veias”?
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Chocolate nas veias” na íntegra.
Use o ResumoCast como uma espécie de curadoria do próximo livro que você vai ler!
É o que a maioria dos nossos ouvintes fazem.
Somos associados da Amazon, e quando você faz a compra através do nosso link (clique na capa do livro acima), a gente recebe uma pequena porcentagem da venda.
Assim, você nos ajuda a continuar produzindo conteúdos gratuitos de qualidade e “empoderando a humanidade com o conhecimento dos livros”.
E tem mais:
Além de respeitar as leis sobre os direitos autorais — tanto da editora como do autor —, você terá em mãos um material muito melhor do que um simples PDF baixado de graça na internet.
Entre para o Clube do Livro
O Clube do Livro é uma atividade promovida pelo ResumoCast, em que um grupo de ouvintes (tribers apoiadores) é desafiado a ler e resumir capítulos de livros e debatê-los em grupo semanalmente.
No Clube do Livro todos os participantes têm a oportunidade de:
- Formar o hábito da leitura;
- Melhorar a retenção do conteúdo que leu;
- Vencer o medo de falar em público;
- Desenvolver a habilidade de fazer sínteses e resumos;
- Fazer networking com pessoas positivas que adoram livros de empreendedorismo e desenvolvimento pessoal;
- Desenvolver a competência da liderança;
- Oportunidade de desenvolver a auto-responsabilidade e comprometimento com o grupo.
Para se tornar um(a) apoiador(a) do ResumoCast, clique aqui.