Lançada pela Chiefs.Group, metodologia busca impulsionar novos negócios com a expertise de profissionais de destaque em diversas áreas; 10 startups já integram portfolio
Expectativa é estruturar portfólio com 300 startups nos próximos cinco anos
Dentre os 258 executivos que já formam a rede estão nomes como Bianca Beck Kunz, da Amodeo & Beck; Diego Rondon, da e-volve.in; Luis Claudio Allan, da FirstCom Comunicação; Vasco Crivelli Viscontti, Diretor de Marketing de Produto para Latam no Facebook; e Venâncio Velloso, da Genial Investimentos
Em um cenário em que 50% dos empreendedores de startups brasileiras têm entre 18 e 34 anos, segundo dados da McKinsey & Company, contar com a experiência de um executivo sênior no dia a dia do negócio pode ser decisivo. No entanto, a maioria das novas empresas não tem condições de arcar com os altos custos de contratação de um profissional com uma bagagem construída ao longo de anos atuando em áreas estratégicas de grandes empresas.
Foi para mudar essa realidade que a Chiefs.Group criou a metodologia Chief As A Service (CaaS), ou “Executivo como Serviço”, inédita no cenário nacional de desenvolvimento de negócios. Nela são destinados profissionais experientes, os chamados Chiefs, para trabalhar nas startups em troca de equity ou cash. Hoje, 10 empresas já contam com o serviço e podem usufruir da experiência de 258 Chiefs de destaque nos mais diversos setores. Nos próximos cinco anos, a intenção é impactar 300 startups com o modelo, que lançou uma nova modalidade de investimentos, o Chief Venture Capital.
A Chiefs.Group ainda pretende atuar como uma originadora de startups para o mercado de investimentos, com todas as empresas atendidas pelo Chief As A Service se tornando aptas a receberem aportes nos próximos 5 anos. O trabalho dos Chiefs nas startups tem duração de cerca de seis meses, em um turno de quatro horas semanais, e leva em conta o fit cultural e as skills técnicas dos profissionais compatíveis para agregar valor ao negócio em desenvolvimento.
“Nosso modelo foi pensado tanto para transformar a realidade das startups brasileiras quanto para diversificar o portfólio de carreira dos executivos e oxigenar as grandes empresas. Com o Chief As A Service, as startups têm um plano de ação estruturado e a participação de um profissional consolidado nas principais decisões, sem arcar com salário ou se limitar à mentoria”, assinala Cristiane Mendes, fundadora e CEO da Chiefs.Group.
“Já os Chiefs, que recebem principalmente em equity do negócio, se tornam sócios e assim expandem sua atuação no mercado, além de entrarem em contato com ambientes de inovação. Isso é positivo inclusive para as suas empresas de origem, que terão um profissional mais atualizado e dinâmico. Eu considero essa relação com as startups o novo MBA do mundo dos negócios”, acrescenta.
Quem são os Chiefs
O Chief As A Service atende startups dos mais variados setores e em diferentes fases de desenvolvimento, o que reforça o serviço como democrático, acessível e para todos os negócios que desejam evoluir.
Dentre os talentos que formam os Chiefs, está a advogada com mais de 10 anos de experiência em direito societário e operações de M&A, Bianca Beck Kunz. Sócia do Amodeo & Beck Escritórios Associados, a executiva assessora os mais diversos agentes do ecossistema empreendedor e sua experiência com acompanhamento jurídico de startups vai desde a fundação, rodadas de captação de recursos, até o exit dos fundadores.
A Chief acredita que o modelo Chief As A Service irá conectar startups que precisam de investimento com pessoas que buscam investir, em um mercado cada vez mais aquecido. “Essa oportunidade permite que startups tenham acesso a profissionais que podem encurtar o caminho, trazendo soluções já vivenciadas em outros negócios e otimizando os recursos. Já o Chief é um investidor da startup, o que o coloca em uma posição de grande alinhamento de longo prazo, buscando sempre capturar o maior valor para o negócio”, explica.
Já Diego Rondon, empreendedor há 18 anos, é co-fundador da e-volve.in, e-volve.ac, investidor-anjo e mentor de startups e tem vasta experiência em hunting de profissionais C-Level para Startups. Anteriormente, atuou no time de RH da 99, foi advisor e conselheiro de diversas startups, além de consultor estratégico para GymPass, Creditas, WildLifeGames, Guiabolso, MadeiraMadeira, dentre outros. Para ele, o Chief As A Service éa verdadeira plataforma de investimento Smart Money, bem organizada e efetiva.“Nós procuramos entregar gestão de conhecimento de alto nível executivo, junto com o investimento justo e necessário. Isso tem um grande impacto na produtividade e na rentabilidade das operações das startups”, comenta.
Fundador da empresa de Relações Públicas FirstCom Comunicação, Luis Claudio Allan também atuou como Diretor, Diretor de Relações Públicas, Gerente de Comunicação e Executivo nas principais companhias nacionais e multinacionais. Com experiência nos segmentos de internet, telecomunicações e tecnologia, o Chief trabalhou na gestão e implementação de planos de comunicação corporativa para mais de 100 clientes em áreas diversas como marketing, seguros, tecnologia, turismo, franchising e esportes.
“A Chiefs.Group ataca a principal dor de qualquer empresa, especialmente as startups: pessoas. Como são anabolizadas pela inovação e precisam escalar rapidamente, elas precisam contar com talentos com muita experiência para atravessar a fase de comprovação do modelo e se tornarem aptas a receber investimentos e, assim, acelerar a expansão e se preparar para alcançar, quem sabe, o status de unicórnio”, pontua Allan.
Ph.D. em física e formado em liderança executiva pela Harvard Business School, Vasco Crivelli Visconti tem mais de 20 anos de experiência na estruturação e condução de operações em startups e grandes empresas como B2W e Facebook, onde atua como diretor para América Latina. Atuou em diversos mercados como mídia digital, telecomunicações e varejo, além de ter trabalhado em mais de 10 diferentes projetos na Europa, Brasil e México. O Chief acredita que a relação entre C-Levels e startups pode encurtar a ponte entre a experiência e a criatividade.
“O crescimento de uma startup não é um processo linear. Às vezes, é preciso dar um pulo para o próximo patamar, mas a alavanca para isto nem sempre está ao alcance. A Chiefs.Group coloca esta alavanca a disposição de qualquer startup na forma do Chiefs As A Service. É a experiência e o conhecimento de profissionais de altíssimo nível focados em resolver um problema específico no desenvolvimento de um negócio disruptivo”, diz Crivelli Visconti.
Já Venâncio Velloso éresponsável pela estratégia e jornada da transformação digital na Genial Investimentos e tem mais de 17 anos de experiência no mercado digital. Ele foi co-fundador das startups VTEX, Sapatino e WebPesados, atuou como consultor de estratégia digital para grandes grupos, além de ter integrado o time de expansão do marketplace da Amazon Brasil. Grande entusiasta do ecossistema digital, o executivo ainda é conselheiro de inovação e transformação digital, participou da organização do primeiro Startup Weekend BR e co-fundou a competição HackBrazil.
De acordo com Velloso, o Chief As A Service possibilita a aceleração da curva de crescimento das startups ao mesmo tempo em que dá oportunidade a grandes executivos de apoiar negócios disruptivos de forma personalizada. “Sonhamos em transformar o ecossistema ajudando a reduzir o caminho entre a experiência e a criatividade. Nós queremos impactar o ecossistema através do crescimento da nossa comunidade de Chiefs e de startups assistidas, gerando milhares de empregos e contribuindo para o desenvolvimento econômico do país”, afirma.
Conheça as startups que aderiram ao CaaS
Uma das startups que usufruem o Chief As A Service é a Um Bom App, que vende o excedente de alimentos de estabelecimentos comerciais com descontos de até 80%. Com foco em economia sustentável, o Um Bom App recebeu o Chief Felipe Feldens, Estrategista Corporativo da Renner S.A, e pôde desenvolver novos serviços no aplicativo, como entregas e vitrine virtual. O Chief ainda abriu portas para que a startup pudesse atender um grande varejista do setor alimentício, que será anunciado em breve.
Já a netspaces, que conecta e integra os principais players do mercado de propriedades, contou com a atuação de seis Chiefs desde a sua fundação, em março de 2021. Por meio de tecnologia blockchain, a empresa permite a transação de bens imobiliários com maior agilidade, dentro de um ecossistema online totalmente seguro em que estão integrados todos os serviços necessários, seja para vender, alugar ou obter crédito com garantia imobiliária. Na netspaces, os Chiefs realizaram metas de 70 a 100 dias e, assim, a startup conquistou a primeira propriedade digital do Brasil.
Outras startups que integram o Chief As A Service são a Surf Mappers, marketplace que conecta fotógrafos e surfistas do mundo todo para eternizar momentos únicos; a Banib plataforma que cria Tours Virtuais 360º de forma simples, rápida e sem a necessidade de contratar um profissional especializado; Superplayer & Co, líder no Brasil em soluções que combinam música e tecnologia para negócios; e a Kiddle Pass, que integra crianças a atividades culturais, físicas, educacionais e de lazer para promover um universo de possibilidades, aperfeiçoamento de habilidades, descoberta de talentos e identificação de novas paixões.
No portfólio do Chief As A Service ainda estão a Mutual, empresa de crédito que conecta quem precisa de dinheiro com quem quer investir com retorno justo e acima do mercado; Tag Experiências Literárias, um clube de assinatura de livros que entrega uma experiência de leitura completa para os associados; Tá no Bolso, empresa de serviços financeiros para servidores públicos, aposentados e pensionistas e Precavida, plataforma de saúde que simplifica a jornada do paciente e gera aumento de eficiência com inteligência de dados.
Sobre aChiefs. Group:
A Chiefs.Group é uma investidora de startups early stage que reúne profissionais C-Level com anos de experiência e expertise em diferentes segmentos dispostos a compartilhar conhecimento, know-how e capacidade analítica para transformar a realidade de novas empresas. Funciona como uma gestora de portfólio de C-Levels para a startup e, ao mesmo tempo, uma gestora de portfólio de investimento e carreira para os executivos membros. É o lugar onde executivos e startups se encontram.