Um piloto veterano que resolve não mais ler os seus checklists de voo, um engenheiro que decide memorizar os passos para verificar a segurança de seus projetos, um cirurgião que não aceita contestações da sua prática.
O maior gargalo humano de hoje não é mais falta de conhecimento, e sim a aplicação correta daquilo que é aprendido.
Checklists são as ferramentas que precisamos para facilitar esse processo.
Ouça o resumo completo no player acima e tenha bons aprendizados!
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Sobre o livro Checklist
O livro “Checklist” foi publicado em 2011.
O autor é o médico cirurgião, pesquisador da OMS e jornalista, Atul Gawande.
Ele sustenta a tese de que podemos obter melhores resultados e encontrar saídas mais eficazes para quase todo tipo de dificuldade usando checklists.
Checklist é uma análise impressionante da complexidade que cerca nossa vida e dos inúmeros benefícios que um procedimento tão corriqueiro pode trazer.
O livro se trata de uma leitura essencial para todos aqueles que querem mais produtividade, eficiência e segurança em suas atividades.
Ideia Central
Olhe para esse mundo fantástico que construímos.
Tudo o que está a sua volta.
Pense na medicina, na educação, na democracia, as grandes obras, meios de transporte, cidades etc.
Hoje não existe déficit de conhecimento, que é extremamente abundante e acessível.
O maior desafio na atualidade é a aplicação do conhecimento já adquirido, através da minimização dos erros humanos.
Checklists podem ser a solução para isso.
Cuidado e precisão
Tanto em finanças, quanto na aviação, na indústria da alimentação ou medicina, a complexidade de certos cenários demanda cuidado e precisão.
Nesses ambientes intensos as estatísticas demonstram que a utilização de checklists faz toda a diferença.
É fácil entender a importância de checklists em um restaurante de fast food, por exemplo, onde as próprias receitas já são um checklist.
Mas sabia que o livro traz o case de um sofisticado restaurante gourmet em Boston que, onde os cozinheiros e cheffs são verdadeiros artistas e mesmo assim não abrem mão de checklists para se assegurar da perfeição em cada prato?
Ao receber os pedidos, os garçons anotam todas demandas, solicitações dos clientes, e criam um pequeno checklist.
No ponto, mal passado, sem vegetais, com molho de mostarda, sem glúten ou lactose, enfim, cada detalhe do pedido é conferido através da re-leitura do checklist, depois que o prato fica pronto, e está prestes a ser levado ao cliente.
Esse check muitas vezes é feito pelo próprio dono do restaurante e garante que a qualidade está sempre no mais elevado padrão.
O procedimento de leitura do checklist é obrigatório e acontece sempre antes de levar o prato à mesa do cliente, isso ajuda a desacelerar a equipe da cozinha e redobrar os cuidados para não terem que refazer o prato antes mesmo de sair da cozinha.
Esse simples processo já rendeu diversos prêmios e posições de destaque em rankings.
Agora, já pensou em criar um checklist e executar disciplinadamente sempre antes de publicar algum post ou conteúdo nas redes?
Se as suas postagens tem elementos críticos, vale muito a pena identificá-los e criar um checklist.
Tenta imaginar o impacto na qualidade das publicações depois de um ano de consistência.
Checklist não é lista de tarefas
Checklists não podem ser confundidos como meras listas de tarefas.
São ferramentas extremamente poderosas quando contém todos os elementos necessários.
Vamos a eles :
- Os ítens de um checklist devem conter os “elementos vitais”, tudo aquilo que pode provocar uma catástrofe ou sérios problemas se for omitido.
Por exemplo: lembrar de perguntar sobre alergias antes de ministrar um medicamento aos pacientes. - A leitura do checklist não deve levar mais de 1 minuto para não gerar distrações e omissões de itens.
Se um checklist estiver muito longo, ele deve ser quebrado em mais checklists para reduzir o risco de pular ítens críticos. - Deve estar claro para o operador do checklist se ele deve ser LIDO E EXECUTADO ou EXECUTADO E DEPOIS LIDO.
O autor do livro conta que ao tentar implementar um checklist de procedimento cirúrgico, ele acabou confundindo a sua enfermeira que não tinha certeza de quando deveria executar as ações, e qual era o momento que deveria parar e ler o checklist. - Um checklist importante deve ter um “dono”. Alguém responsável por monitorar a disciplina da sua aplicação e mantê-lo sempre atualizado e revisado de acordo com as atualizações e melhorias que precisam ser implementadas nele.
- Todo checklist deve ter um “ponto de início” muito claro e bem definido.
Antes da decolagem por exemplo, é um dos pontos quando os pilotos executam o checklist.
Após o prato ficar pronto é quando o cheff de cozinha verifica se não está faltando nada.
Um checklist, sem estes 5 elementos acima, deve ser aperfeiçoado.
Do contrário, pode ser um indicativo de que a ferramenta adequada não seja essa.
Dicas para implementar checklists
Se você não enxerga nenhuma forma de implementar checklists no seu empreendimento, emprego ou vida pessoal, talvez essa seja uma oportunidade de observar o seu mundo e tentar re-arquitetar uma parte dele, para que seja possível encaixar um checklist ali.
Parece esquisito essa lógica, mas pense bem…
Ambientes caóticos onde nada é priorizado, acabam produzindo resultados inconsistentes ao longo do tempo.
Abrir um parênteses na sua vida e escrever um checklist vai te forçar a isolar itens realmente importantes e prioritários.
Imagine escrever um checklist pessoal para quando você acordar amanhã.
Já pensou como seria?
Quais os itens cruciais que você poderia executar e que iriam aumentar as chances de você ter um ótimo dia?
Quer um exemplo?
1- Tomar um copo de água
2- Fazer 10 apoios
3- Ler 5 páginas de um livro
4- Escrever o que eu lembro do meu sonho durante a noite
Percebeu que coisas como escovar os dentes e tomar café não estão no checklist?
É porque normalmente você não vai esquecer essas coisas, então não é recomendável incluir.
Reserve para o checklist somente para os itens vitais e prioritários.
Percebeu também que isso é muito parecido com o milagre da manhã?
É isso mesmo, um checklist pode te dar um norte e te motivar ao acordar.
É como se você delegasse ao checklist a responsabilidade de “lembrar” o que é essencial.
Então, imagine só o que pode acontecer se você praticar com consistência, durante um ano, tudo aquilo que é essencial pra você?
O resultado pode até parecer um milagre, mas você vai saber que veio da consolidação de hábitos poderosos e transformadores.
Então, o que você está esperando para escolher os hábitos que podem mudar a sua vida e escrever eles em um checklist?
Ah, se quiser ir ainda mais além, aproveite e faça o mesmo no seu emprego ou negócio.
O poder do checklist
No mundo complexo em que vivemos, os procedimentos não podem ser responsabilidade somente de um grande líder-herói.
A tentação é sempre esperar o salvador da pátria e detentor do conhecimento chegar para resolver qualquer assunto.
Pois é, hoje não funciona mais assim porque os problemas são complexos demais.
Antigamente, as construções de grandes prédios eram executadas por mestres de obras que dominavam todos os conhecimentos.
Hoje em dia, um único projeto envolve dezenas profissionais especializados nas partes elétricas, fundações, estruturas, hidráulica e acabamentos.
Os executivos nunca eram contestados por serem mestres na administração de negócios.
Na medicina os cirurgiões sempre estavam com a razão.
Até o momento em que a direção do hospital criou checklists que poderiam ser executados e conferidos em conjunto com as enfermeiras, e a partir daí, deixou de ser um”desrespeito” apontar omissões de ítens para os cirurgiões.
O poder do checklist começa a surtir efeito só pelo fato de ele existir.
A partir do momento que alguém responsável resolveu mapear os passos importantes e escrever em um papel, a transparência fez com que o conhecimento saísse da mente do expert e fosse disponibilizado para toda a equipe.
Quando a pressão e complexidade aumenta é preciso reconhecer que as ações e competências de diversas pessoas é o que vai determinar o sucesso ou fracasso.
E os checklists ajudam a mapear os itens críticos e deixá-los visíveis a toda a equipe.
Para quem é esse livro?
Checklist é um livro para quem está envolvido com qualquer área humana, seja na aeronáutica, medicina, educação e, principalmente, para empreendedores e intra-empreendedores que estão à frente de projetos que precisam ser sistematizados e tarefas que necessitam de automatização.
Para qualquer caso que você precise de ajuda na hora da padronização, com certeza este livro pode ajudar.
Frase de camiseta
“A especialização e a super-especialização, por sí só, não garante que um profissional será capaz de aplicar seu conhecimento em todas as situações”
Desafio prático
Agora, vamos colocar a mão na massa e criar seu primeiro checklist, ou remodelar algum checklist que já tenha criado.
Vamos lá…
Como decidir qual será o checklist a ser criado?
Existem 4 estratégias principais:
1- O método do maior problema
Pense no maior problema que você tem em sua vida pessoal ou no seu negócio e veja se é possível criar um checklist para solucionar isso.
2- Documentar os procedimentos em comum para todos os departamentos de uma empresa ou área da vida
Pense em um semáforo… é um checklist.
Tem o verde, amarelo e vermelho.
Utilize esse checkilist de três itens sempre que identificar traços de ansiedade, medo ou descontrole.
Vermelho = pare;
Amarelo = respire quantas vezes for necessário para se acalmar;
Verde = prossiga.
3- O procedimento mais fácil de se criar — para sair da inércia
Pense em algo com poucos passos, que pode ser criado em no máximo 5 minutos.
4- A próxima oportunidade que surgir
Crie um checklist para o próximo problema que você tiver.
Por exemplo: se você perdeu uma venda porque não sabia o que dizer ao cliente, visualize o que deve ser dito na forma de um checklist para se preparar para uma próxima oportunidade de venda.
Agora que você escolheu qual é o checklist a ser criado, responda as seguintes perguntas para se certificar que está escrevendo um checklist de qualidade:
Os itens do checklist são elementos vitais?
Ele contém os passos críticos que podem criar uma catástrofe ou problema sério se for omitido?
Os itens de um checklist devem conter os “elementos vitais”, tudo aquilo que pode provocar uma catástrofe ou sérios problemas se for omitido.
Por exemplo: lembrar de perguntar sobre alergias antes de ministrar um medicamento aos pacientes.
Demora mais de 1 minuto para ler?
A leitura do checklist não deve levar mais de 1 minuto para não gerar distrações e omissões de itens.
Se um checklist estiver muito longo, ele deve ser quebrado em mais checklists para reduzir o risco de pular ítens críticos.
Está claro para quem vai executar o checklist se ele deve ser lido e executado, ou executar tudo e depois ler para se certificar que não esqueceu de nada?
Deve estar claro para o operador do checklist se ele deve ser LIDO E EXECUTADO
ou EXECUTADO E DEPOIS LIDO.
O autor do livro conta que ao tentar implementar um checklist de procedimento cirúrgico, ele acabou confundindo a sua enfermeira que não tinha certeza de quando deveria executar as ações, e qual era o momento que deveria parar e ler o checklist.
Esse checklist tem um dono?
Um checklist importante deve ter um “dono”.
Alguém responsável por monitorar a disciplina da sua aplicação e mantê-lo sempre atualizado e revisado de acordo com as atualizações e melhorias que precisam ser implementadas nele.
Qual é o ponto de início dele?
Todo checklist deve ter um “ponto de início” muito claro e bem definido.
Antes da decolagem por exemplo, é um dos pontos quando os pilotos executam o checklist.
Após o prato ficar pronto é quando o cheff de cozinha verifica se não está faltando nada.
Esse resumo substitui a leitura do livro “Checklist”
Não queremos que você deixe a leitura do livro de lado.
Além de escutar este podcast com o resumo do livro, recomendamos que você leia a obra “Checklist” na íntegra.
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